Escola de Comunicações e Artes da USP recebe visita de pró-reitores

Gestores da Universidade de São Paulo se reuniram com diretor da unidade e cerca de 30 professores nesta terça-feira (18)

qui, 20/09/2018 - 20h21 | Do Portal do Governo

A Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP) recebeu, nesta terça-feira (18), a visita do pró-reitor de graduação da instituição, Edmund Chada Baracat, além da pró-reitora adjunta, Maria Vitória Lopes Badra Bentley. Ambos participaram de uma reunião com o diretor da unidade, Eduardo Monteiro, e cerca de 30 professores. A reunião teve o intuito de ouvir ir as demandas da ECA para a graduação.

O diretor Eduardo Monteiro apresentou brevemente a ECA e destacou a multidisciplinaridade que caracteriza o espaço. É importante frisar que a escola oferece tanto formações ligadas à formação profissional como para a pesquisa acadêmica. “É muito presente o compromisso com a cena cultural e política do País. Isso leva a uma necessidade constante de renovação”, ressalta.

Demandas

Durante o encontro, os chefes de departamento fizeram uma breve apresentação das áreas, em que também puderam relatar aos pró-reitores as principais demandas. Os pedidos mais recorrentes são a contratação de mais professores e servidores técnico-administrativos, a ampliação e requalificação dos espaços físicos para melhor atender os alunos e aumentar a oferta de vagas nos cursos de graduação.

“Isso e a demanda por mais espaço são nossos maiores problemas hoje”, destaca o professor Marcelo Denny, chefe do Departamento de Artes Cênicas. A modernização do currículo dos cursos de graduação, um dos objetivos da atual gestão da Pró-Reitoria de Graduação, também foi pauta da reunião. “Os cursos com baixa procura e alta taxa de evasão realmente deveriam ser repensados”, disse o pró-reitor de Graduação da USP, Edmund Chada Baracat.

A modernização dos currículos será um pré-requisito, segundo o pró-reitor, para que as unidades consigam o apoio da USP para a estruturação de laboratórios didáticos e laboratórios de mídias digitais.

Após a reunião, os visitantes compareceram aos departamentos da ECA, acompanhados pelos professores Eduardo Monteiro, André Chaves e Arlindo Ornelas, docente do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP) e colaborador da Pró-Reitoria de Graduação.