Esalq recebe visita de representante do Rotary Club de Piracicaba

Encontro teve objetivo de apresentar a universidade e o SolidarESA, projeto que apoia iniciativas sociais do município

qui, 09/08/2018 - 20h27 | Do Portal do Governo

Representantes da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP), se reuniram no dia 18 de julho com o governador do Rotary Club de Piracicaba, Laerte Tadeu Zucolo. Vale destacar que a proposta do encontro foi apresentar a universidade e o SolidarESA, projeto alinhado aos objetivos da entidade, que busca apoiar iniciativas sociais da cidade.

O presidente da Comissão de Relações Institucionais da Esalq e professor do Departamento de Entomologia e Acarologia, João Roberto Spotti Lopes, apresentou a instituição e destacou as atividades desenvolvidas pela instituição de ensino.

Já Marcela Matavelli, coordenadora da Casa do Produtor Rural, apresentou o SolidarESA, projeto extensionista e social, que conta com o apoio do Rotary Club. Na quinta edição, a iniciativa, desenvolvida anualmente e em quatro etapas, estimula o conhecimento técnico-científico e incentiva a ação social junto a diversas entidades assistenciais.

Este ano, será cultivada a cenoura, em uma área experimental, com expectativa de doação de três toneladas da hortaliça. É importante frisar que o SolidarESA proporciona aos alunos de graduação envolvidos no projeto a experiência de praticar o aprendizado adquirido em sala de aula.

Com início em 2013, a proposta é aplicar o ensino, a pesquisa e a extensão a favor da comunidade local, trocar experiências e implantar a solidariedade como uma disciplina a ser aprendida e vivenciada na universidade. Nas edições anteriores, foram produzidos feijão, batata, milho verde e arroz. Ao todo, mais de sete toneladas de alimentos chegaram a onze entidades de Piracicaba.

Oportunidade

Os produtores rurais também têm a oportunidade de se capacitar para a atividade agrícola, por meio de evento técnico específico sobre a cultura. Outro intuito do projeto é despertar o espírito solidário e conscientizar os cidadãos para os problemas sociais.

Durante a visita, João Roberto Spotti Lopes destacou que a extensão é parte integrante do ensino e da pesquisa e que a melhor forma de aprender é fazendo. “É uma retribuição à sociedade daquilo que a universidade recebe”, enfatiza. O docente reiterou, ainda, que a extensão permite a transferência do conhecimento.

Os donativos entregues pelo SolidarESA para diversas entidades assistenciais locais são essenciais à saúde humana e com potencial agrícola. No cultivo da cenoura, por exemplo, foram utilizadas sementes de alta tecnologia, com sistema de irrigação que pode ser adotado por pequenos produtores rurais.

Para Laerte Tadeu Zucolo, muitas universidades deveriam incentivar a conscientização dos estudantes e aproximá-los da comunidade local. “É fazer com o jovem seja formado tanto tecnicamente como humanamente. Parabéns à Esalq por esse trabalho de aproximação do aluno com as nossas entidades”, afirma.