Esalq firma parceria com Universidade de Illinois

A formalização do convênio entre a ACES e a USP aconteceu na última terça-feira

sex, 27/07/2007 - 15h39 | Do Portal do Governo

A exemplo do que ocorreu recentemente com a universidade Wageningen University and Research Center, da Holanda, uma nova instituição de ensino superior estrangeira tornou-se parceira da da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP. Trata-se da University of Illinois at Urbana-Champaign (UIUC), dos EUA, através do College of Agricultural, Consumer and Environmental Sciences (ACES).

A formalização do convênio entre a ACES e a USP aconteceu na última terça-feira no gabinete da reitora da Universidade, Suely Vilela. Vale destacar que a ACES está localizada no cinturão agrícola americano e é uma das faculdades de agronomia mais conceituadas dos Estados Unidos. A inauguração do escritório de atividades na Esalq – o ACES Center at Esalq – acontece nessa quinta-feira, 26, nas salas da Congregação e do Centenário da unidade.

Em São Paulo, no ato de formalização, estiveram presentes o diretor da Esalq, Antonio Roque Dechen, a recém-nomeada presidente da Comissão de Cooperação Internacional (CCInt) da USP, Marisa Aparecida Bismara Regitano d’Arce, o presidente da UIUC, Richard Herman, o pró-reitor de assuntos internacionais da ACES, William Brustein, o diretor do College ACES, Robert A. Easter e o professor do Dept. of Agricultural and Consumer Economics, Peter Goldsmith.

A cooperação contemplará três linhas de atuação: complexo de soja – toda a cadeia será estudada abrangendo as áreas de produção, ambiental e econômica; bioenergia – produção de etanol de milho, de cana-de-açúcar e biodiesel; e educação – intercâmbio de docentes e estudantes, esforços comuns de pesquisa, participação em seminários e reuniões acadêmicas, intercâmbio de materiais permanentes e outras informações, programas acadêmicos especiais de curto prazo, como por exemplo, os programas de especialização em agronegócios e de inserção entre as duas instituições.

Vale destacar que os professores da Esalq José Roberto Postali Parra, Raul Machado Neto, Carlos José Caetano Bacha, Márcia Azanha Ferraz Dias de Moraes, Ana Lúcia Kassouf e João Gomes Martines Filho tiveram passagens pela Universidade de Illinois, cumprindo programas de doutorado, pós-doutorado, pesquisa e sendo professores visitantes.

O diretor da Esalq, Antonio Roque Dechen, destaca a importância do convênio: “a Esalq está aumentando o intercâmbio e o estreitamento de relações com a Universidade de Illinois. Aquela universidade está localizada no cinturão do milho e é líder na produção de etanol de milho, enquanto que Piracicaba é líder na produção de etanol de cana-de-açúcar.

Dessa forma haverá uma somatória de competências entre as duas universidades. A universidade de Illinois possui o maior banco de germoplasma de soja das Américas e já tem formalizado com o Brasil um intercâmbio do qual a Esalq será partícipe”, finaliza.

Da USP Online