Enfermaria do Hospital Materno Infantil de Marília passa por reforma

Pacientes infantis ganham instalações mais confortáveis

dom, 02/05/2010 - 17h00 | Do Portal do Governo

A nova enfermaria de pediatria do Hospital Materno Infantil (HMI), da Faculdade de Medicina de Marília (Famema) foi inaugurada neste mês. A reforma, contou com investimentos de R$80 mil provenientes de parcerias com a iniciativa privada. As obras incluíram os 15 quartos com 30 leitos, o quarto dos médicos residentes e assistentes e a secretaria da disciplina de pediatria.

O posto de enfermagem, antes improvisado, funciona agora com estrutura adequada. A brinquedoteca (utilizada pelo projeto Viva e Deixe Viver, em que contadores de história voluntários desenvolvem atividades com os pacientes internados) passou a contar com mobiliário.

O HMI atende principalmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na região de 62 municípios, com mais de 1,2 milhão de habitantes. A enfermaria da pediatria tem médicos de todas as especialidades e oferece assistência secundária e terciária para casos de infecção, câncer e cirurgias, entre outros. Em média, o setor recebe mil crianças por ano.

Coração Infantil 

A expectativa do chefe da disciplina de pediatria da Famema, Francisco de Agostinho Júnior é que no segundo semestre seja inaugurado o serviço de Cirurgia Cardíaca Pediátrica. Chamado de Projeto Coração de Criança, a idéia é contar novamente com a ajuda das empresas da região para comprar equipamentos, reformar o local onde funcionará o centro cirúrgico e contratar e treinar profissionais de saúde.

“Hoje, não existe cirurgia cardíaca infantil no serviço público de Marília. Quem precisa, vai até São Paulo, São José do Rio Preto, Botucatu ou Bauru”, informa o médico, ao anunciar que até o momento foram arrecadados R$ 550 mil provenientes de atividades beneficentes como leilão, shows e apoio espontâneo.

Da Imprensa Oficial