Encontros com educadores da rede estadual de ensino vão até sexta-feira, dia 2

Presidente Prudente será a última cidade a ser visitada pela secretária

qui, 01/06/2006 - 20h32 | Do Portal do Governo

Sugestões e novidades têm marcado o dia a dia da secretária de Estado da Educação, Maria Lucia Vasconcelos, durante a realização dos encontros com educadores da Rede Estadual: dois na Capital, que também incluiram a presença de educadores da Grande São Paulo (dias 18 e 19) e outros sete pelo interior, nas cidades de Catanduva (dia 22) , Ribeirão Preto (dia 23), Taquaritinga (dia 24), Piracicaba (dia 29), Sorocaba (dia 30) e Caçapava (dia 31). A última cidade será Presidente Prudente, nesta sexta-feira, dia 2, a partir das 9 horas da manhã.

Depois de conhecer mais de perto a realidade de 63 das 90 Diretorias de Ensino responsáveis por quase 6 mil escolas estaduais, a secretária conclui: “A rede é muito vasta. Estou me surpreendendo.”

Bate-papo direto com educadores

Um dos assuntos discutidos diz respeito à trajetória profissional do educador. “Nós precisamos fazer um estudo cuidadoso em relação à carreira do magistério”, disse. E não é só. Na visão da secretária “é preciso dar continuidade aos projetos que estão indo bem, como o Escola da Família , que já é uma realidade na rede, além das ações de capacitação e especialização.”

Escola de Tempo Integral

Tratada como prioridade pela secretária, a expansão da carga horária em 514 escolas estaduais também esteve em pauta. “É preciso olhar com carinho para a Escola de Tempo Integral . Há uma diferença na estrutura física das unidades escolares porque algumas não estão igualmente equipadas. Vamos dar condições mínimas para todas funcionarem de forma adequada”, informou.

No entanto, Maria Lucia fez questão de ressaltar que o profissional envolvido diretamente na rotina escolar tem um papel decisivo para que tudo saia conforme o planejado. “Existe uma diferença muito importante em relação ao envolvimento da equipe escolar. Percebemos que as escolas com este envolvimento também têm bons professores, diretores, funcionários… Com isso, todo mundo trabalha unido e faz uma boa escola”, lembrou.

Roteiro de viagens

Nesta semana, o roteiro incluiu Piracicaba, segunda-feira, dia 29, quando a secretária se encontrou também com representantes das Diretorias de Ensino (DEs) de Americana, Bragança Paulista, Campinas Leste, Campinas Oeste, Capivari, Jundiaí, Limeira e Mogi Mirim. Na terça-feira, dia 30, ela seguiu para Sorocaba, onde conheceu de perto a realidade da cidade anfitriã, e também das Diretorias de Apiaí, Avaré, Botucatu, Itapetininga, Itapeva, Itararé, Itu, Piraju, São Roque e Votorantim. Nesta quarta-feira, dia 31, foi Caçapava quem recebeu Maria Lucia Vasconcelos para que ela conhecesse também a comunidade escolar das DEs de Caraguatatuba, Guaratinguetá, Jacareí, Miracatu, Pindamonhangaba, Registro, Santos, São José dos Campos, São Vicente e Taubaté.

Último encontro

Já a viagem para Presidente Prudente, que inclui também as DEs de Adamantina, Mirante do Paranapanema, Santo Anastácio, Andradina, Araçatuba e Birigui será nesta sexta-feira, dia 2, e encerra o ciclo de encontros com educadores.

Serviço

Data: 02 de junho

Horário: 9 horas

Local: Diretoria de Ensino de Presidente Prudente – Av. Manoel Goulart, 2.109 – Bairro Centro universitário (em frente ao Pruden Shoppping)

Celso Bandarra

Da Secretaria da Educação