Encontro define trabalhos para recuperação da Serra do Mar

Os secretários da Habitação e Meio Ambiente se reuniram com a prefeita eleita de Cubatão

qui, 22/01/2009 - 11h10 | Do Portal do Governo

A integração do trabalho entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Cubatão no Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar foi o principal resultado de uma reunião entre os secretários de Estado da Habitação, também presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Lair Krähenbühl, do Meio Ambiente, Francisco Graziano, e a prefeita Marcia Rosa, na quarta-feira, 21, em São Paulo.

Participaram do encontro o coordenador do programa, Coronel Eliseu Eclair, o diretor executivo da Agência Metropolitana da Baixada Santista (AGEM), Edmur Mesquita, o diretor técnico da CDHU, João Abukater Neto, a superintendente de Projetos Especiais da Companhia, Maria Tereza Soares Silveira e assessores da prefeita.

Um dos objetivos foi apresentar detalhes do programa à nova prefeita de Cubatão. De acordo com o secretário Lair Krähenbühl, todos os projetos para construção de moradias e urbanização dos bairros-cota estão concluídos e em fase de licitação. Lair Krähenbühl disse que encontros entre representantes do Estado e do Município são fundamentais para uma atuação integrada. “É importante somar esforços e, para isso, vamos promover, a partir de agora, uma série de reuniões técnicas entre as equipes estaduais e municipais”, anunciou.

A prefeita Marcia Rosa elogiou o programa e mostrou-se satisfeita com o resultado do encontro. Ela assegurou que o Município de Cubatão está disposto a trabalhar com o estado para buscar soluções para os moradores da Serra do Mar e colocou sua equipe técnica à disposição para participar das reuniões propostas pelo secretário Lair Krähenbühl.

Marcia Rosa demonstrou também sua preocupação com as famílias que vivem na região do Grotão da Cachoeira que, segundo ela, estão em área de grande risco. “Como conhecedores dos problemas locais, temos a obrigação de expor ao Governo do Estado as nossas grandes preocupações. Vamos continuar analisando o caso e buscaremos juntos uma solução rápida”, disse.

O coordenador do Programa da Serra do Mar, Eliseu Eclair, disse que comunicará a situação à Defesa Civil do Estado para que, em conjunto com a Defesa Civil de Cubatão, seja feita uma avaliação imediata da área. “Vamos analisar o risco e realizar um estudo geotécnico do solo. A partir daí, se buscará uma solução para o Grotão”.

O diretor da AGEM, Edmur Mesquita, classificou o encontro como “histórico”. Segundo ele, o mais importante é a percepção de que as reflexões acerca do andamento dos trabalhos caminham para um ponto de convergência fundamental e extremamente benéfico para a população. “Estado e município estão promovendo profundas transformações em Cubatão. Esse projeto dá início a um novo ciclo na história da Serra da Mar e traz grandes esperanças para todos os envolvidos. Com certeza será um marco não apenas para São Paulo, mas para todo o Brasil”.

O secretário do Meio Ambiente, Francisco Graziano, defendeu a necessidade de se cumprir as disposições do Ministério Público para a manutenção do Parque Estadual da Serra do Mar. Além disso, Graziano falou também da importância de promover um trabalho de educação ambiental com as crianças e as comunidades que hoje vivem nas áreas de intervenção do programa.

Vila Dignidade – Durante o encontro, o secretário Lair Krähenbühl anunciou o lançamento de um projeto pioneiro no Estado para a terceira idade em Cubatão, a Vila Dignidade. O município será um dos primeiros a ser contemplado. O projeto será desenvolvido por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Habitação, o Fundo Social de Solidariedade do Estado e a prefeitura.

Serão vilas, com 15 a 20 casas, especialmente projetadas para idosos. As moradias, construídas em pré-moldados, ficarão prontas em menos tempo do que as construções tradicionais. Todos serão adaptados para idosos e a vila terá áreas de convivência com bancos, árvores e opções de lazer para promover convívio e conforto aos moradores. “Será o primeiro conjunto habitacional com essas características construído no país”, disse Lair Krähenbühl.

A prefeitura deverá indicar um terreno próximo a equipamentos sociais como postos de saúde e hospitais e selecionar os idosos que serão atendidos. A CDHU construirá as moradias e o Fundo de Solidariedade do Estado coordenará as ações sociais. “Esperamos que até o final de 2009 já possamos entregar as primeiras casas da Vila Dignidade”, concluiu o secretário Lair Krähenbühl.

Da Secretaria da Habitação/CDHU