Encontro de saxofonistas trará Eugene Rousseau a Tatuí

ESAX Tatuí é organizado pelo Conservatório Tatuí e acontece de 20 a 23 de setembro

qua, 29/08/2007 - 17h24 | Do Portal do Governo

O americano Eugene Rousseau, 75, é um dos saxofonistas eruditos há mais tempo na ativa. Discípulo do francês Marcel Mule, com quem estudou na década de 60 no Conservatório de Paris, e um dos americanos que mais influenciou os músicos eruditos no Brasil, será a principal atração do ESAX Tatuí. Esta será a primeira vinda de Eugene Rousseau ao país.

O Encontro Internacional de Saxofonistas chega à sua terceira edição no período de 20 a 23 de setembro, sob organização do conservatório de Tatuí. Com foco na diversidade artística representada pelo saxofone, o evento trará nomes respeitados dos universos erudito e popular em concertos, workshops, oficinas, palestras e exposições. Trata-se de mais um da série de eventos organizado pela maior e melhor escola de música da América Latina voltada a instrumentos específicos. Condensados em curto espaço de tempo, tais eventos explanam de forma intensa sobre os mais importantes tópicos técnico-pedagógicos que fazem parte da estrutura educacional da música brasileira e universal, bem como, exemplificam sua concretização prática através de apreciação da excelência artística.

Além de Eugene Rousseau, outros importantes nomes do saxofone participam do evento, como o francês Jean Charle Richard, jazzista que estudou com David Liebman e é considerado destaque da nova geração de jazzistas franceses. Em Tatuí, ele apresentará o trabalho Faces, com saxofone barítono e soprano solos. Outro que tem presença confirmada é Eduardo Neves que, com seu trio, apresenta obras próprias e outras inseridas num contexto de samba-choro e samba-choro-bolero, relembrando mestres como Caximbinha. Da Argentina virá Nicholas Almada, outro grande nome da atualidade. Mané Silveira e seu trio Bonsai apresentam o projeto Subindo na Árvore, desta vez priorizando compositores que escreveram obras para saxofone. Outro que faz participação especial é Rodrigo Capistrano, que desenvolveu uma pesquisa exclusiva ao Encontro de Saxofonistas sobre as universidades brasileiras. “Ele trará informações sobre quais são as universidades que oferecem cursos de saxofone, fará análise sobre a qualidade deles e, ainda, trará dados sobre vestibular”, diz Erik Heimann Pais, coordenador da área de sopros do Conservatório de Tatuí.

Entre as muitas novidades estão os concertos didáticos. Um deles, voltado exclusivamente a crianças com idades entre 8 e 10 anos. O concerto Os Aerofonios do Senhor Sax será apresentado pela primeira vez em Tatuí, por Erik Heimann Pais (saxofone) e Miriam Braga (piano). Além disso, dois grupos – Sax Bem Temperado e Saxofonia – fazem o lançamento de seus CDs no evento.

Para quem quer aprender mais sobre cuidados com o instrumento e informações básicas para formação do instrumento, os destaques são as oficina de confecção de boquilhas e a de Reparo de Emergência e Manutenção para Saxofone. Ainda constam da extensa agenda exposições da Yamaha Musical do Brasil e do Ateliê Daniel Tamborin.

Inscrições

Com exceção dos concertos, que são abertos a qualquer interessado e têm ingressos vendidos a R$ 3,00 (R$ 1,50 idosos e estudantes), todas as atividades dos evento são gratuitas. Instrumentistas interessados em obter certificados de participação devem efetuar inscrições antecipadamente. Elas são gratuitas e podem ser feitas até o dia 19 de setembro no site www.conservatoriodetatui.org.br.

O Encontro Internacional de Saxofonistas visa proporcionar mostras do panorama contemporâneo da atuação de saxofonistas do Brasil e Exterior, no âmbito da música erudita e popular, possibilitando a apreciação de músicos de renome nacional e internacional, em atividades artísticas e pedagógicas. Ele pretende possibilitar a atualização de informações sobre o desenvolvimento histórico do instrumento, repertório e estratégias técnico-pedagógicas, além de permitir o intercâmbio de informações gerais sobre saxofone entre estudantes, músicos amadores e profissionais.

Com a realização do evento duas semanas após o feriado de 7 setembro – e não na semana do feriado como aconteceu nas duas edições anteriores -, a expectativa dos organizadores é atrair um maior número de participantes. A última edição contou com mais de 200 instrumentistas.

A programação oficial do evento será divulgada na próxima semana no site www.conservatoriodetatui.org.br.

Do Conservatório de Tatuí

(I.P.)