EMTU na zona leste atende 2 mil passageiros especiais por mês

Em 2008, foram quase 70 mil carteiras emitidas pela EMTU nas duas unidades do Cispe

ter, 21/10/2008 - 12h13 | Do Portal do Governo

Inaugurado no final de julho pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), o Centro de Inclusão Social do Passageiro Especial (Cispe) Leste atende cerca de 2 mil usuários por mês para entregar o cartão BOM Especial. Ele garante à pessoa portadora de deficiência a isenção do pagamento da tarifa nos ônibus das linhas intermunicipais metropolitanas. Em 2008, foram quase 70 mil carteiras emitidas pela EMTU nas duas unidades do Cispe (Leste e Sul).

O posto da zona leste, próximo à Estação Bresser do Metrô, dispõe de 300 metros quadrados. Os atendimentos são realizados por 11 pessoas, entre elas dois médicos, uma assistente social e um supervisor da EMTU. Assim como o Cispe Sul do Jabaquara, essa unidade foi instalada por meio de parceria com a Associação para a Valorização e Promoção de Excepcionais (Avape). Nos dois postos, o usuário com deficiência pode se informar sobre programas de inclusão social da associação, entre as quais atividades em centros de convivência, capacitação técnica, reabilitação clínica e profissional. Em dois anos, 92 pessoas entraram no mercado de trabalho após passarem por esses programas.

Como obter o BOM Especial

Para obter o cartão BOM Especial, o interessado deve procurar o posto de saúde credenciado no seu município, cuja lista está disponível no site www.emtu.sp.gov.br, e obter laudo médico com o Código Internacional de Doenças (CID) e o selo de autenticidade criado pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU).

Com o laudo em mãos, é necessário agendar o atendimento pelos telefones do Cispe Sul – (11) 5021-3838 ou 5021-4224 –, da Ouvidoria da EMTU (0800 724 0555) ou por meio do posto de saúde. No Cispe, o interessado deverá apresentar o laudo, documento de identificação e comprovante de residência. Se a documentação estiver correta, o cartão BOM Especial é confeccionado no mesmo dia.

Atenção: conforme resolução conjunta das secretarias de Estado dos Transportes Metropolitanos e da Saúde, de outubro de 2003, o benefício não pode ser concedido a pessoas que têm vínculo empregatício. Segundo a resolução, trata-se de um direito das “pessoas com deficiência, cuja gravidade comprometa sua capacidade de trabalho, bem como aos menores de 14 anos, portadores de necessidades especiais, que igualmente justifiquem o benefício”.

SERVIÇO
• Cispe Leste: Rua 21 de Abril, 1.000 (próximo à Estação Bresser do Metrô). Telefone (11) 2292-1412
• Cispe Sul: Avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira, 2.654 – Jabaquara. Telefones (11) 5021-3838 e 5021-4224

Da EMTU

(M.C.)