EMTU e prefeituras realizam ação contra poluição dos ônibus na Baixada Santista

Programa ConscientizAR, da EMTU/SP, para medir emissão de poluentes, começa na próxima terça, 5

seg, 04/01/2010 - 11h22 | Do Portal do Governo

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU/SP), em ação conjunta com as prefeituras de Santos e Praia Grande, realizará inspeção veicular nos ônibus municipais e nos fretados que circulam nos dois municípios. A ação visa reduzir a emissão de poluentes no ar e conscientizar a população sobre a importância de manter o veículo regulado.

Na Praia Grande, a equipe do Programa Conscientizar ficará no Terminal Tude Bastos a partir do dia 5 de janeiro até o final de fevereiro às terças-feiras, das 9h às 15h. O procedimento será o seguinte: após a descida dos passageiros no terminal, os veículos da frota municipal serão encaminhados e submetidos à inspeção. No caso dos fretados, o encaminhamento caberá à EMTU/SP.

“É uma parceria com o poder público municipal em benefício do meio ambiente e, conseqüentemente, da qualidade de vida da população da Região Metropolitana da Baixada Santista”, define o gerente regional da EMTU/SP, Rogério Plácido das Neves. “Haverá também inspeções surpresas nos ônibus intermunicipais já inspecionados ao longo do ano para checar se foram mantidas as condições do veículo”, complementa.

Em Santos, a ação será realizada na Praça Dutra Vaz (Vila Belmiro) todas as quintas-feiras, a partir do dia próximo dia 7, também das 9h às 15h. As empresas permissionárias encaminharão os veículos ao local e a EMTU/SP ficará responsável pelos fretados. “O programa ConscientizAR alinha-se perfeitamente à missão da Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos (CET-Santos), que é promover a mobilidade urbana de pessoas e bens de forma inclusiva, segura e sustentável”, define o diretor-presidente da CET-Santos, Rogerio Crantschaninov.

Ao longo do ano, a EMTU/SP realiza inspeções nas frotas das linhas intermunicipais, por meio do programa ConscientizAR. Em 2009, toda a frota do Sistema Regular da Região Metropolitana da Baixada Santista foi inspecionada – 496 ônibus e 381 veículos que operam no Sistema de Fretamento Metropolitano.

A frota regular envolve as linhas que ligam pelo menos dois municípios da mesma região metropolitana e inclui o serviço comum, atendido por ônibus urbanos, e o serviço seletivo, atendido por ônibus do tipo rodoviário.

Controle da poluição

A inspeção da frota da Região Metropolitana da Baixada Santista é feita regularmente pelos fiscais da EMTU/SP nas garagens das empresas operadoras. Com o uso do opacímetro é medida a quantidade de material particulado (fumaça preta) emitida pelos veículos a diesel.

A emissão acima dos níveis permitidos está diretamente associada à falta de manutenção do veículo ou à qualidade do combustível utilizado. Entre os problemas mais comuns estão bomba injetora desregulada, bicos injetores danificados, filtros de ar e óleo com vida útil vencida e combustível adulterado.

Em caso de constatação de irregularidade, a empresa tem prazo de sete dias, a partir da data de inspeção, para se adequar ao nível de emissão permitido e passar por nova vistoria. Se o problema persistir, a empresa é multada e os veículos são impedidos de circular até a regularização.

Programa ConscientizAR

Criado em agosto de 2008, o programa tem como objetivo informar as operadoras sobre a necessidade de manter os motores dos ônibus regulados e, consequentemente, reduzir a emissão de poluentes dos veículos do sistema intermunicipal metropolitano.

Da EMTU/SP