EMTU constrói estação de abastecimento de hidrogênio

Teste com o novo ônibus começa em agosto no Corredor Metropolitano ABD

ter, 28/07/2009 - 16h00 | Do Portal do Governo

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU começou a construção da estação de produção e abastecimento para o ônibus brasileiro a hidrogênio, entregue pelo governador José Serra no dia 1º de julho, em São Bernardo do Campo.

A obra deve durar seis meses. Enquanto isso, o veículo será abastecido com hidrogênio vindo de Cubatão, na estação de abastecimento provisória construída no mesmo local da obra. A partir do mês agosto, começam os testes com o novo ônibus no Corredor Metropolitano ABD (São Mateus – Jabaquara) que circulará em operação comercial nas linhas desse sistema.

O Ônibus

O ônibus brasileiro movido a hidrogênio – elemento químico mais abundante do planeta – é totalmente limpo e silencioso, e libera vapor d’água.

Primeiro veículo deste tipo da América Latina, foi desenvolvido pela EMTU com apoio técnico da Petrobrás, da BR Distribuidora e da AES Eletropaulo.

O projeto começou há 15 anos, quando a EMTU e o Ministério das Minas e Energias (MME) iniciaram os estudos para o uso de hidrogênio como combustível em ônibus urbanos. O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNDU) reconheceu a importância do projeto e destinou recursos do Global Environmental Facility (GEF) para financiá-lo. Para o desenvolvimento de todo o projeto foram destinados US$16 milhões.   

A EMTU/SP, coordenadora nacional do projeto, será responsável pelo acompanhamento e avaliação dos veículos em circulação nas 13 linhas do Corredor Metropolitano ABD (São Mateus/ Jabaquara). Este trabalho será feito até 2011 com os quatro ônibus previstos no projeto. Após o período de testes, os veículos serão incorporados à frota operacional do corredor.

Os próximos passos são desenvolver uma solução mais limpa para o transporte público no Brasil, avaliar e estabelecer as exigências técnicas para garantir a durabilidade do veículo e torná-lo economicamente competitivo.

da EMTU