EMTU assina contrato com operadores da Reserva Técnica Operacional da região Oeste da Grande São Pau

Foram chamados 128 operadores, compareceram 122, dos quais 94 assinaram contrato

qua, 08/08/2007 - 17h41 | Do Portal do Governo

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP – assinou, no dia 6, contrato de serviço  com os operadores da Reserva Técnica Operacional da Área de Concessão de responsabilidade do Consórcio Anhanguera. O consórcio recusou-se a contratar os operadores e a EMTU/SP usou de sua prerrogativa para assinar o contrato diretamente com os condutores que realizarão a operação compartilhada com o sistema regular nas linhas da região Oeste.

Foram chamados 128 operadores, compareceram 122, dos quais 94 assinaram contrato. “Esta decisão da EMTU/SP demonstra a nossa firmeza de propósitos na gestão do transporte metropolitano por ônibus”, afirma o diretor presidente José Ignácio Sequeira de Almeida.

A assinatura dos contratos entre os Consórcios e os condutores de microônibus da Reserva Técnica Operacional está prevista na concessão do Sistema de Transporte Metropolitano por Ônibus da Região Metropolitana de São Paulo, processo coordenado pela EMTU/SP e oficializado em novembro de 2006.

O objetivo da inclusão dessa modalidade no sistema é propiciar mais agilidade na operação, principalmente nos horários de entrepico em que os intervalos entre os ônibus são maiores. Esses veículos também serão equipados com validadores eletrônicos para aceitar os cartões BOM (Bilhete Ônibus Metropolitano) nas suas várias modalidades: vale-transporte; passe escolar; comum; especial (passageiros com restrição de mobilidade);  e Sênior (idosos).

Nas Áreas de Concessão 1 e 4 está em andamento o processo de escolha das linhas, assinatura dos contratos e a entrega do Certificado de Registro Operacional definitivo aos operadores da RTO. Na Área 3 os contratos já foram assinados com os 156 condutores.

Veja abaixo o estágio da regularização institucional da Reserva Técnica Operacional na Região Metropolitana de São Paulo.

RTO´s por ÁREA

Área de Concessão 1 – 90 operadores (em negociação para assinatura com Consórcio Intervias)

Principais municípios: Cotia, Juquitiba e Itapecerica da SerraÁrea de Concessão 2 – 128 operadores (94 contratos assinados com a EMTU/SP)

Principais municípios: Osasco, Cajamar e Santana do ParnaibaÁrea de Concessão 3 – 156 operadores (todos assinaram contrato com o Consórcio Internorte)

Municípios: Guarulhos, Mairiporã, Arujá e Santa IsabelÁrea de Concessão 4  – 70 operadores (em negociação com o Consórcio Unileste)

Principais municípios: Mogi das Cuzes, Suzano e Biritiba Mirim

Da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP

(I.P.)