Empresas inauguram fábricas em São Paulo

Eventos da Siemens em Jundiaí, e da Dell em Hortolândia, contaram com a presença do vice-governador Goldman e Lula

ter, 15/05/2007 - 19h35 | Do Portal do Governo

Foram inauguradas nessa segunda-feira, 14, duas importantes fábricas da Siemens e da Dell no interior do Estado de São Paulo. Os eventos contaram com a presença do vice-governador e secretário de Desenvolvimento, Alberto Goldman, bem como do presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva.

Pela parte da manhã foi comemorada a expansão da fábrica de equipamentos para energia da Siemens, na cidade de Jundiaí. Os participantes fizeram uma visita guiada pela fábrica e em seguida foram encaminhados ao local da cerimônia. Após ouvirem os hinos nacional e alemão, cantados pelo Coral do Colégio Humbold, os visitantes receberam as boas-vindas do prefeito de Jundiaí, Ary Fossen, e escutaram as palavras do presidente da Siemens para as Américas, Uriel Sharef.

Os investimentos totais realizados na expansão da fábrica foram da ordem de R$ 200 milhões, em uma área construída de 52 mil metros quadrados. A localidade, que emprega hoje mais de 1.400 funcionários, reúne as fábricas de turbinas industriais a vapor, de painéis e acionamentos de média tensão e de disjuntores e chaves seccionadoras de alta tensão.

Representado o governador José Serra, Goldman afirmou estar orgulhoso em ter a Siemens atuando no Estado de São Paulo. Para o secretário é extremamente importante o papel da empresa no desenvolvimento da região. “

A Siemens não só atende a demanda interna como também, exportando 40% de sua produção, impulsiona a economia brasileira como um todo”.

O vice-governador ressaltou a importância de se diminuir os entraves logísticos que dificultam a exportação no país, alertando o governo federal para a necessidade de reformas.

Hortolândia

– No período da tarde as autoridades se dirigiram a cidade de Hortolândia onde foi inaugurada a nova fábrica de computadores da Dell. A empresa que tinha sua atuação centralizada na cidade de Eldorado do Sul (RS) agora inaugura oficialmente sua nova planta. Com a mudança a empresa fica em uma localização privilegiada para a exportação.

“Em Hortolândia, estamos perto de 70% dos nossos clientes e do maior aeroporto de cargas do Brasil (Viracopos). Com isso, iremos diminuir o tempo de entrega, reduzir custos e, conseqüentemente, aprimorar a experiência dos nossos clientes, nosso objetivo final sempre”, afirmou o Diretor Geral da Dell Brasil, Raymundo Peixoto.

A Dell atende não só a demanda brasileira como também os mercados chileno, argentino, colombiano e sul-africano. Com esta mudança, a Dell pretende, ainda, ampliar sua presença no mercado corporativo brasileiro (foco da empresa no País), no qual já é líder. Para tal, conta com as vantagens da nova planta e com um amplo portfólio de serviços, que atende as necessidades específicas de clientes de todos os tipos, desde pequenas empresas a grandes corporações.

Goldman parabenizou a empresa por sua nova fábrica e elogiou a articulação entre os governos municipal, estadual e federal que possibilitou a implantação da fábrica, ressaltando o papel da antiga Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico. Apesar dos elogios o secretário chamou a atenção do governo federal para a Guerra Fiscal que tanto assusta os investidores. A interrupção nos incentivos de ICMS no setor de computadores no Estado de São Paulo poderia gerar um impacto negativo para o setor, de acordo com os diretores da Dell.

A inauguração das duas fábricas representa um marco no desenvolvimento econômico e social do Estado. A atividade produtiva incentiva os demais setores da economia e possibilitam o desenvolvimento sustentável do Estado. A Secretaria de Desenvolvimento desempenha um papel fundamental na articulação entre os diversos setores públicos e privados rumo ao crescimento econômico.