Emplasa inicia 2ª etapa do Projeto Mapeia São Paulo

Nesta fase, será realizado o Mapeamento da Macrometrópole Paulista, que reúne 153 municípios, incluindo as três regiões metropolitanas

dom, 05/06/2011 - 11h00 | Do Portal do Governo

A Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano S.A (Emplasa), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano, inicia em 2011 a segunda etapa do Projeto de Atualização Cartográfica do Estado de São Paulo – o “Mapeia SP”. O primeiro passo foi dado na última quarta-feira, 1 de junho, com a disponibilização para consulta pública do Termo de Referência (TR) do Projeto Mapeamento da Macrometrópole, para a contratação de serviços de mapeamento digital.

A primeira fase do Mapeia SP já cobriu 80% do território paulista e ficará pronta ainda neste semestre. A ênfase, agora, é no mapeamento da região conhecida como Macrometrópole Paulista, integrada por 153 municípios articulados pelas três regiões metropolitanas já instituídas (São Paulo, Campinas e Baixadas Santista), pela Aglomeração Urbana de Jundiaí, cujo projeto de criação se encontra na Assembleia Legislativa, e por outras cinco unidades regionais que estão em fase de estudos para a institucionalização: Piracicaba, Sorocaba, São José dos Campos, Bragantina e São Roque.

O objetivo da consulta é divulgar o Termo de Referência e propiciar a participação de órgãos públicos, entidades privadas, especialistas e a sociedade em geral, no aperfeiçoamento do texto e na elaboração das especificações técnicas.

O trabalho a ser realizado inclui o Mapeamento Terrestre Básico, na escala 1:10 000, que vai permitir a captação de informações geoespaciais padronizadas, atualizadas e confiáveis de uma área de 55 000 km², compondo uma base territorial de apoio à gestão e às ações de governo.

A Consulta Pública estará disponível durante 20 dias. O interessado em participar deve acessar o site da Emplasa – www.emplasa.sp.gov.br – e preencher o cadastro. Finalizado o processo, a Emplasa divulgará, em 15 dias, os resultados.

Da Emplasa