Em solenidade, professores recebem Prêmio USP Trajetória pela Inovação

Homenagem foi concedida a cinco docentes da Universidade de São Paulo, durante entrega na última quinta-feira (23)

ter, 28/08/2018 - 21h18 | Do Portal do Governo

Uma cerimônia no auditório do Instituto de Eletrotécnica e Meio Ambiente (IEE) da Universidade de São Paulo, realizada na última quinta-feira (23), marcou a entrega do Prêmio USP Trajetória pela Inovação. Vale destacar que a honraria é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa e da Agência USP de Inovação.

A ação premia docentes da instituição de ensino que se destacaram na produção de inovações científicas, tecnológicas ou culturais. Com isso, os professores contribuíram com a excelência do resultado da entidade e o desenvolvimento socioeconômico brasileiro.

Cinco profissionais foram homenageados na primeira edição da premiação: Glaucius Oliva, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC); Ismar de Oliveira Soares, da Escola de Comunicações e Artes (ECA); Kazuo Nishimoto, da Escola Politécnica (Poli); José Roberto Postali Parra, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq); e Marcelo Britto Passos Amato, da Faculdade de Medicina (FM).

Inidicações

Por indicação do reitor da universidade, Vahan Agopyan, também foi outorgado o Prêmio USP Trajetória pela Inovação in memoriam para o professor do IFSC Horácio Carlos Panepucci.

A escolha dos docentes foi feita por uma Comissão do Conselho de Pesquisa da USP, a partir de uma lista com 43 nomes propostos pelas unidades, museus e institutos especializados, com indicações aprovas pelas congregações ou colegiado.

“A maior riqueza da USP são seus recursos humanos. Essa diversidade e qualidade são basicamente a confluência de trajetórias individuais. Com este prêmio, reconhecemos essas trajetórias notáveis”, ressalta o coordenador da Agência USP de Inovação, Antonio Carlos Marques.

O pró-reitor de Pesquisa da Universidade, Sylvio Roberto Accioly Canuto, abordou a ideia da criação do prêmio. “Estamos premiando pessoas com carreiras de destaque, que são modelos a serem seguidos por aqueles que almejam alcançar essa excelência”, enfatiza.

“Inovação não deve ser apenas uma palavra da moda. Na USP, é uma proposta de trabalho. Esse prêmio é o coroamento dos resultados de nossas pesquisas colocados à disposição da sociedade. Os homenageados têm êxito em democratizar esse conhecimento”, reforça o reitor Vahan Agopyan.