Em São Miguel Paulista, ações sobre consciência negra elevam autoestima

Servidores, reeducandas e voluntários apoiaram ação em exemplo de união e superação no Centro de Progressão localizado na capital

sáb, 04/01/2020 - 15h33 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação

Com o objetivo de valorizar a cultura afro, elevar a autoestima e buscar a superação do preconceito, o Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de São Miguel Paulista, na zona leste da capital, promoveu no fim de 2019 um evento especial em comemoração ao Dia da Consciência Negra.

O encontro contou com o apoio de parceiros da região, além do empenho de servidores e reeducandas, a unidade prisional abriu suas portas para inúmeras atividades culturais. Trinta e quatro reeducandas participaram da oficina de Roda de Capoeira com o Grupo Abadá.

O mestre Marcelo Lampanche conduziu o grupo de participantes e, durante a apresentação, não faltaram informações sobre a origem da capoeira como uma expressão cultural brasileira. Já o Projeto Abayomi promoveu o resgate histórico da cultura afro com reeducandas da unidade prisional.

Símbolos

Segundo dados históricos, para acalentar seus filhos durante as viagens em navios utilizados para o transporte de escravos entre África e Brasil, as mães africanas rasgavam retalhos de suas saias e criavam pequenas bonecas. Daí surgiram as Aboyomis, símbolos de resistência, que significam ‘Encontro precioso’ em Iorubá, uma das maiores etnias do continente africano, cuja população habita parte da Nigéria, Benin, Togo e Costa do Marfim.

No fim da oficina, as bonecas ficaram expostas para visitação e reflexão. Ainda foram realizados ensaios fotográficos com 18 reeducandas com vestimentas características, exposição de textos e apresentações musicais alusivas à data.