Em São Carlos, oficina gratuita ensina como reconhecer estrelas

São apenas 20 vagas para o curso que abordará também a utilização do mapa celeste e a orientação pelo céu

sáb, 12/01/2019 - 20h16 | Do Portal do Governo

O Centro de Divulgação da Astronomia – Observatório Dietrich Schiel do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP em São Carlos promove, no próximo dia 15 de janeiro, a oficina prática “Reconhecimento do Céu Noturno”.

O evento tem como objetivo instruir e prover ferramentas para que o participante entenda conceitos importantes para a observação e reconhecimento de constelações e objetos do céu noturno.

As ministrantes do curso serão as monitoras Natália Palivanas e Kharen Silva. E, durante o encontro, serão abordados temas como utilização do mapa celeste, orientação pelo céu e reconhecimento das principais constelações e estrelas. Será fornecido um material de apoio aos participantes interessados.

O programa de oficinas do CDCC busca realizar atividades práticas de Astronomia com pessoas sem formação prévia sobre o assunto. O Setor de Astronomia da instituição foi inaugurado no dia 10 de abril de 1986 – ano da passagem do Cometa Halley pelo Brasil.

O evento será realizado no próprio Observatório Dietrich Schiel, na Av. Dr. Carlos Botelho, 1465, São Carlos, das 19 às 22 horas. A idade mínima é de 14 anos, e serão oferecidas 20 vagas, abertas até o dia 15 de janeiro.

As inscrições devem ser feitas pelo formulário obtido ao entrar em contato pelo e-mail: cda@cdcc.usp.br. Mais informações: (16) 3373-9191 ou no site do observatório: http://www.cdcc.usp.br/cda/