Em Santos, Estado de SP realiza treinamento sobre manuseio de óleo

Trata-se da primeira de uma série de capacitações promovidas em parceria com os municípios, como medida preventiva

seg, 18/11/2019 - 15h41 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/SIMA

Na última quinta-feira (14), o Grupo de Trabalho criado pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado, que monitora a mancha de óleo no litoral brasileiro, promoveu uma reunião, no orquidário de Santos, com representantes dos nove municípios da Baixada Santista.

O treinamento foi realizado com base na cartilha da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) que define os procedimentos para a limpeza de ambientes costeiros contaminados por óleo.

“Temos um canal permanente de diálogo com o Governo Federal. Embora as chances da chegada do óleo sejam consideradas remotas pelas autoridades competentes, entendemos que São Paulo deve estar preparado para proteger nosso ecossistema, caso o cenário mude. A capacitação também é válida como uma reciclagem caso ocorra algum incidente no nosso litoral”, salientou o diretor-executivo da Fundação Florestal, Rodrigo Levkovicz.

Participaram do encontro representantes da Defesa Civil dos municípios de Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente, além de equipes de limpeza, secretários de Meio Ambiente, Ibama, Marinha e do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema).

“Talvez essa ocorrência na costa brasileira não venha para cá, porém o mais importante é o treinamento. A região é muito dinâmica e essa integração é fundamental”, afirmou o secretário de Meio Ambiente de Santos, Marcos Libório.

“Sem o devido conhecimento técnico, as pessoas podem confundir matéria orgânica com óleo. Nossa equipe está de prontidão andando e monitorando as praias”, disse o gerente de Meio Ambiente da Unidade da Bacia de Santos da Petrobras, Marcos Vinicius de Mello.

Procedimentos

Durante a reunião, técnicos da Cetesb demonstraram os procedimentos para coleta, transporte e descarte correto dos resíduos e destacaram a importância dos equipamentos de proteção.

“A intervenção deve ser sempre em área seca, nunca dentro da água. É preciso usar equipamentos de proteção individual, evitar o contato com a pele e agir de maneira ordenada e estratégica para não aumentar o dano ambiental”, explicou o técnico do setor de atendimento a emergências da Cetesb, Carlos Ferreira Lopes.

Treinamentos serão ministrados nas cidades de Caraguatatuba e Cananéia nos próximos dias. Na última semana, o secretário executivo de Infraestrutura e Meio Ambiente e coordenador do Grupo de Trabalho, Luiz Ricardo Santoro, o diretor-executivo da Fundação Florestal, Rodrigo Levkovicz, a diretora de controle e licenciamento ambiental da Cetesb, Zuleica Perez, e a assessora Joana Alves participaram da reunião do Grupo de Acompanhamento e Avaliação, realizada em Brasília.

No encontro, foram atualizadas as medidas adotadas pelo Governo Federal no litoral nordestino e no Espírito Santo. Os especialistas ressaltaram que a possibilidade da mancha chegar ao litoral paulista é remota, mas não está descartada.