Em Presidente Prudente, Governo de SP realiza o 1° Integra Leite

Encontro, que ocorrerá a partir de 9h da próxima sexta-feira (26), busca fortalecer a produção do Pontal do Paranapanema

qui, 25/04/2019 - 15h34 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Justiça e Cidadania e da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), promove na próxima sexta-feira (26), em Presidente Prudente, o 1° Integra Leite – Encontro dos Produtores Rurais e Laticínios do Pontal do Paranapanema.

O evento será realizado no Espaço Inova Prudente, a partir das 9h. O encontro busca aproximar os produtores de leite das empresas de laticínios e fortalecer ainda mais a produção do Pontal do Paranapanema, maior bacia leiteira do território paulista.

Estratégias

Segundo o diretor-executivo da Fundação Itesp, Claudemir Peres, a iniciativa debaterá as obrigatoriedades da nova normativa do Governo Federal para a produção e criará estratégias para otimizar a produtividade, o escoamento da produção e a geração de renda.

Aproximadamente 100 produtores de leite foram convidados e vão participar do evento. Estarão ainda presentes, representantes dos laticínios participantes e técnicos dos Grupos de Trabalho de Campo (GTC) da Fundação Itesp.

Três palestras serão realizadas durante o evento:

– Palestra Motivacional com Eliane Mazzini, analista de Desenvolvimento Agrário da Fundação Itesp (9h45)

– Palestra Plano de Qualificação de Produtores de Leite – Instruções da Normativa 77 de 2018, com o auditor Fiscal Federal, Marco Aurélio Pupo Ceccon (10h30)

– Novas Normativas para a Qualidade do Leite – N.76 – com o zootecnista da Multinacional MSD, Rafael Cassiolato (11h45)

Pontal do Paranapanema

A produção leiteira no Pontal do Paranapanema é a maior do Estado. Os números da safra 2015/2016 destacam que 2.284 produtores produziram um total de 46.870.882 litros de leite, com renda obtida na venda de R$ 46.421.752,29.

Sempre visando ao aumento da produtividade, a Fundação Itesp desenvolve um trabalho há alguns anos na cadeia produtiva do leite na região do Pontal do Paranapanema. Os técnicos realizam vacinação de brucelose, acompanhamento reprodutivo dos animais com ultrassom, manejo nutricional na formação e recuperação de pastagem, estratégias de piquete rotacionado e irrigado, produção de alimentos para o inverno com a cana e silagem de milho ou sorgo, e melhoramento genético com a inseminação artificial.