IPEM-SP faz verificação anual de taxímetro no município de Poá

Ação é obrigatória a todas as categorias de táxi e deve ser feitas entre os dia 6 e 7 de junho na região central da cidade

ter, 05/06/2018 - 19h21 | Do Portal do Governo

Entre os dias 06 e 07 de junho, todos os taxistas de Poá deverão passar pela verificação anual de taxímetro realizada pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (IPEM-SP). Das 09h às 11h50 e das 12h50 às 15h, o atendimento será feito na Av. Deputado Castro de Carvalho, próximo do nº 920, no centro.

É importante que realizem o serviço, uma vez que trafegar com o taxímetro irregular pode gerar multas de R$100 a R$ 1,5 milhão, de acordo com a lei federal 9.933/99. Os taxistas autuados sem a verificação têm dez dias para apresentar defesa ao órgão.

O agendamento do serviço e a emissão da GRU (Guia de Recolhimento da União) podem ser feitos pelo próprio site do IPEM-SP. Vale lembrar que sem a quitação da taxa e o agendamento online, a verificação não será realizada.

Na data da verificação, o taxista ou responsável pelo veículo deve apresentar os seguintes documentos:

– Alvará de estacionamento fornecido pela prefeitura dentro do prazo de validade;

– Certificado de registro e licenciamento do veículo (categoria aluguel);

– Certificado de verificação do IPEM-SP, referente ao exercício de 2017;

– GRU quitada;

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 2024-1233, 5061-5703 ou pessoalmente na Sede da Delegacia de Ação Regional do IPEM-SP na zona leste da capital, localizada à Rua Secundino Domingues, 415/443, Vila Alpina.

Passageiro de olho

Para identificar se o taxímetro foi verificado pelo IPEM-SP, o consumidor pode observar no aparelho o lacre amarelo e o selo do Inmetro com a frase “verificado até 2019”. Caso ele esteja rompido, o sistema pode apresentar medição incorreta e o consumidor não deve aceitar a corrida.

Em alguns casos poderão ser encontrados com a etiqueta “verificado até 2018”, pois, o instrumento pode ser que ainda não tenha sido verificado, devido ao cronograma conforme o alvará.

O consumidor que notar irregularidades ou tiver dúvidas pode realizar denúncia na Ouvidoria do IPEM-SP por meio do telefone 0800 013 05 22, ou por e-mail: ouvidoria@ipem.sp.gov.br.