Em Piracicaba, Esalqshow promove discussão sobre o profissional do futuro

Evento foi realizado na última semana Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo

seg, 14/10/2019 - 9h11 | Do Portal do Governo

Entre 9 e 11 de outubro, o município de Piracicaba recebeu as atividades do Esalqshow 2019, fórum de inovação e tecnologia no agronegócio, realizado na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP). O evento abordou visões da academia e do mercado e ofereceu debates em um painel temático sobre o profissional do futuro.

Na ocasião, o diretor da Esalq, professor Durval Dourado Neto, destacou a importância de discutir o tema. “Estamos fazendo um diagnóstico e um prognóstico para o futuro. Diagnosticamos que qualquer profissional deverá ter noção de inteligência artificial, big data e internet das coisas”, salientou o gestor.

O diretor também enfatizou a responsabilidade social da universidade em formar pessoas para melhorar a vida do cidadão comum brasileiro. “Estamos investindo para que uma parcela dos estudantes tenha boa formação em inovação e empreendedorismo”, completou.

Tecnologias

Mediador do painel, o engenheiro agrônomo Marcos Fava Neves, professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, da USP, afirmou que as mudanças tecnológicas constroem valores que requerem dos novos profissionais qualificações técnicas e comportamentais.

Na sequência, o docente Luis Eduardo Aranha Camargo, da Esalq, traçou um painel do estudante que hoje chega à unidade da USP em Piracicaba e lembrou que, na unidade, há uma preocupação com o aprendizado além da sala de aula. “Mesclamos transdisciplinariedade com ensino prático, empreendendo esforços para uma formação na qual estejam desenvolvidas habilidades sociais”, disse.

Stella Cato, diretora de Pesquisa e Desenvolvimento da Stoller Brasil, apontou que, diante da revolução digital, o grande desafio é saber trabalhar com a bioinformática. “A agilidade, a resiliência e a flexibilidade estão entre as habilidades daqueles que permanecerão no mercado”, avaliou.

Dinâmica

Igor Bélens, diretor de Recursos Humanos e Comunicação Corporativa da Compass Minerals, sugeriu que o novo profissional ligado ao agronegócio deve entender também de programação, pois precisará se inserir em uma dinâmica de trabalho cada vez mais veloz. “O avanço tecnológico exige um perfil atualizado e que esteja disposto a aprender sempre”, lembrou.

Após o painel, o professor Durval Dourado Neto encerrou os trabalhos e abordou o foco principal do fórum. “O enfoque principal do Esalqshow é a inovação e o empreendedorismo e, como objetivo maior, melhorar e agregar valor a tudo que a gente produz no setor agrícola para que, em última instância, melhore a vida das pessoas”, finalizou.