Em Guaratinguetá, Fazenda da Esperança vira centro de atenções neste sábado

Papa será recebido por 2.500 jovens vindos de diversos países

sex, 11/05/2007 - 19h44 | Do Portal do Governo

O papa Bento XVI visita na manhã deste sábado, 12, as instalações da Fazenda da Esperança, em Guaratinguetá, na região do Vale do Paraíba, em São Paulo. O pontífice será recebido pelo frei alemão Hans Stapel, responsável pelo centro de recuperação de jovens viciados em drogas e álcool.

Na agenda do santo padre está previsto um encontro com 2.500 jovens vindos de vários países. A expectativa é de que Bento XVI permaneça uma hora e meia com o grupo – ele deve chegar às 10h, vindo de Aparecida, e deixar a fazenda por volta das 11h30.

Há 39 unidades da Fazenda Esperança espalhadas pelo Brasil e exterior. No país há 21 centros masculinos e nove femininos. No exterior são duas fazendas na Alemanha, uma no Paraguai, nas Filipinas, México, Guatemala, Rússia, Argentina e África do Sul.

Os voluntários da fazenda arrecadam dinheiro com o trabalho realizado pelos próprios jovens internados. Rapazes e moças em recuperação vendem livros, CDs e alimentos congelados. Além disso, a fazenda conta com ajuda financeira de particulares e verbas do governo.

“Em todos os Centros, o esforço de recuperação é fundamentado na experiência concreta do Evangelho como caminho de mudança de mentalidade e no trabalho como fonte de comunhão e de sustento”, explicam os administradores da Fazenda Esperança no site oficial da instituição.

Elogio

Na terça-feira, 8, o governador José Serra inaugurou a recuperação de 20 quilômetros de estradas vicinais que dão acesso à sede do projeto social. Na ocasião, Serra teceu elogios ao responsável pela Fazenda da Esperança. “O frei Hans é daqueles que busca a felicidade levando felicidade aos outros. Esse é o sentido da vida dele, e são de pessoas assim que nós precisamos no nosso país e no mundo de hoje”, disse o governador.

Ao final do encontro com os jovens, o papa Bento XVI deve abençoar o Circuito Turístico Religioso do Vale do Paraíba, que contempla as cidades de Aparecida (167 km de SP), Guaratinguetá (176 km de São Paulo) e Cachoeira Paulista (202 km de SP). A fazenda é um dos pontos turísticos contemplados pelo circuito turístico.

Manoel Schlindwein