Em Dracena, Monica Serra abre os jogos regionais do idoso

Participaram da competição 1.500 atletas das regiões de Araçatuba e Adamantina

qui, 10/05/2007 - 18h50 | Do Portal do Governo

“A participação dos idosos nas atividades esportivas é cada vez maior,  como demonstra o grande número de atletas presente neste Jogos Regionais do Idoso”, destacou  a presidente do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo, Monica Serra, ao abrir na quarta-feira, 9, no município de Dracena,  a 11.ª  edição do torneio. 

Com a participação de 4 mil pessoas que lotaram o ginásio do município, a programação, na parte da manhã, incluiu o desfile das delegações, acendimento da pira olímpica e o juramento dos atletas. As competições, que envolvem 1.550 atletas das regiões de Araçatuba e Adamantina, tiveram início no período da tarde.

Durante os próximos quatro dias, os idosos disputarão 11 modalidades esportivas: atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, truco e vôlei adaptado.

No seu pronunciamento, Monica Serra disse que os participantes “são exemplo para seus filhos, netos e futuras gerações”, acrescentando que o esporte é um alimento não só para o corpo, mas também para o espírito. O prefeito de Dracena, Elzio Stelato Júnior (PSDB),  parabenizou o governador Serra e a presidente do Fundo, por darem continuidade aos Jogos, “valorizando a terceira idade e estimulando a  prática esportiva  e a interação social”.

Após a abertura do torneio em Dracena – que termina no próximo sábado, dia 12 – os Jogos prosseguem nos municípios de Pindamonhangaba, Ribeirão Preto, Catanduva, São Paulo, Sorocaba, Itatiba e etapa final em Praia Grande.

Jori

Os Jogos Regionais do Idoso (Jori) constituem-se de 7 eventos esportivos realizados no Interior e Capital, promovidos pelo Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo, em parceria com a Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer e apoio do município anfitrião.

Para participar dos jogos, o idoso deverá ter no mínimo 60 (sessenta anos) completos no ano dos jogos. Terminada a fase regional, os três primeiros classificados em cada modalidade, participam do JEI- Jogo Estadual do Idoso.

O aumento de participantes nas competições tem sido constante: em 2005, houve a participação de 9.800 atletas; em 2006, de 10.737 atletas. Este ano, a previsão é de cerca de 11.500 atletas inscritos até o final do torneio.

Assessoria de Imprensa do Fussesp