Em cerimônia online, Esalq celebra aniversário de 119 anos de fundação

Atos foram realizados pela internet nesta quarta-feira (3), com homenagens e registros históricos ligados à Escola

sex, 05/06/2020 - 14h36 | Do Portal do Governo

Tradicionalmente, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP), celebra sua data de fundação, em 3 de junho, com homenagens e registros históricos em solenidades. Mesmo diante do atual momento de pandemia de COVID-19, na data em que comemora 119 anos, a diretoria da instituição realizou uma cerimônia online.

O primeiro ato foi conduzido pelo diretor da Escola, professor Durval Dourado Neto, que registrou a inserção internacional da unidade e celebrou o convênio de cooperação internacional de número 100. Além disso, como resultado desse acordo mais recente, está em funcionamento o Centro de Inovação para Agricultura China-Brasil na Esalq, que apresenta as pesquisas bilaterais em Agricultura Tropical com a China iniciadas em 2021.

“Hoje, completamos 119 anos. Momentos difíceis em que nos deparamos com uma situação que foge totalmente ao nosso controle, em virtude da pandemia do novo coronavírus. Mas, a exemplo de nosso idealizador, que passou por tantos desafios, não podemos deixar que a Esalq tenha seu brilho ofuscado”, salientou o diretor ao Portal da Esalq.

“Apesar do cenário delicado, tentamos readequar as rotinas dos alunos de graduação e pós-graduação com aulas e trabalhos à distância. Destacamos nesses 119 anos a formação de cerca de 16 mil bacharéis e 10 mil mestres e doutores”, completou.

Parcerias

Reforçando o fortalecimento das parcerias internacionais, o reitor da China Agricultural University (CAU), Sun Qixin, encaminhou congratulações à instituição brasileira, lembrando destaques de uma parceria que te se fortalecido nos últimos anos. “Em nome da China Agricultural University, membro do A5 Alliance, gostaria de parabenizar a Esalq que, em mais de 100 anos de desenvolvimento, tem liderado a educação e a pesquisa agrícola não apenas no Brasil, mas também na América do Sul e no mundo”, enfatizou.

O reitor da USP, Vahan Agopyan, cumprimentou a Esalq, lembrando que a instituição é uma das fundadoras da USP e referência nacional e internacional para o desenvolvimento do agronegócio.

“A Esalq é um centro de pesquisa em uma área de importância ímpar para o mundo, uma vez que o Brasil é um dos celeiros que alimentam o mundo. Isso nos dá muito orgulho, felicidade e também nos traz a responsabilidade de continuarmos nessa trilha que garante a alimentação saudável para a população brasileira e mundial. Tenho certeza de que com instituições como a Esalq, a USP cumpre o dever de servir e ajudar a população brasileira”, pontuou.

“É uma tripla honra e gratidão comemorar os 119 anos da Esalq. Primeiro, como ex-aluno. Em segundo lugar, como docente desta casa. Em terceiro ponto, como prefeito do campus, poder contar com a parceria da Esalq tem sido fundamental. É um privilégio poder ter toda essa estrutura para fazermos as obras em conjunto”, disse o prefeito do campus Luiz de Queiroz, em Piracicaba, Roberto Arruda de Souza Lima.

Registros e homenagens

No segundo e terceiro atos, conduzidos pelo vice-diretor da Esalq, professor João Roberto Spotti Lopes, a Escola destacou registros históricos e rendeu homenagens às entidades parceiras. Assim, foram lembrados: 10 anos de criação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas Agrícolas; 10 anos da TV USP Piracicaba; 15 anos da Casa do Produtor Rural; 95 anos da elevação da Esalq como instituição de nível universitário;15 anos da formalização do 1º Programa de dupla-diplomação em Engenharia Agronômica Brasil-França e 55 anos de parceria entre Esalq e Ohio State University (OSU). Como entidades parceiras foram homenageadas a Prefeitura do Campus USP “Luiz de Queiroz” (35 anos de criação) e Fapesp (60 anos de fundação).

Cátedra Luiz de Queiroz

A solenidade terminou com a posse do Terceiro Titular da Cátedra Luiz de Queiroz, ex-ministro Alysson Paolinelli. A condução retornou ao diretor da Esalq, que encerrou a gestão do Segundo Titular da Cátedra, Marcos Jank, faz um balanço do ciclo 2019/20 e simbolicamente entregou uma placa de homenagem e incorpora a foto de Jank ao memorial da Cátedra.

Durval também anunciou o nome do Terceiro Titular da Cátedra, Alysson Paolinelli, registrando uma pequena biografia do titular e um resumo do plano do novo titular para mais um ciclo da Cátedra.

Em seguida, Durval Dourado Neto fechou a solenidade, lembrando que o plano de ação do titular empossado será disponibilizado no site da Esalq e anunciou a apresentação do Hino da Esalq (letra e música de Zilmar Ziller Marcos), que foi cantado por estudantes da Escola a distância.