Em Catanduva, Monica Serra abre quarta etapa dos Jogos Regionais do idoso

Competição reuniu 2.110 atletas das regiões de Jales e de São José do Rio Preto

qui, 09/08/2007 - 17h42 | Do Portal do Governo

Os jogos reuniram na quarta-feira, 8, na cidade de Catanduva, 2.110 atletas das regiões de Jales e de São José do Rio Preto. O Conjunto Esportivo Anuar Pachá recebeu, na cerimônia de abertura, um público de 4 mil pessoas.

A presidente do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo (FUSSESP), Monica Serra, parabenizou os participantes do JORI. “Participo de todas as etapas para dar meu apoio para esses campeões. O esporte aproxima as pessoas e as famílias, aumenta o círculo de amizades, faz bem a saúde, esses atletas devem ser um exemplo para todos, pela determinação e força de vontade”, disse.

A primeira dama de Catanduva, Eloa Noguerol Martinis Macchione, esposa do prefeito Afonso Macchione Neto, ficou feliz em receber a quarta etapa do JORI na cidade. “As primeiras damas da região sempre reivindicaram que o JORI acontecesse aqui. Hoje estamos realizando um antigo sonho e reunimos 55 municípios nesta festa que celebra a vida através do esporte”.

Para estimular mais a prática de esportes na região, o secretário Estadual de Esporte, Lazer e Turismo, Claury Santos Alves da Silva, anunciou que Catanduva ganhará uma quadra poliesportiva para os idosos. “Uma solicitação do município que atendemos prontamente, a secretaria está liberando uma verba de 80 mil reais para a construção desta quadra, onde a melhor idade poderá usufruir de um espaço planejado para a pratica esportiva”, afirmou o secretário.

Desfile de abertura

Durante o evento de abertura o público assistiu ao desfile das delegações, acendimento da pira olímpica, juramento dos atletas e a apresentação de coreografias.

Um dos destaques da cerimônia foi o atleta de 90 anos, Mario Antonio Couto, que acendeu a pira olímpica. Ele participa do JORI desde a primeira edição, há 11 anos. “Eu sempre pratiquei esportes, eu acho muito importante pra saúde, principalmente agora, na minha idade”.  Nesta etapa, os atletas disputam onze modalidades esportivas, entre atletismo, bocha, buraco, coreografia, dama, dança de salão, dominó, malha, natação, truco e vôlei adaptado. As competições prosseguem até sábado,11.

A próxima etapa do JORI acontece de 19 a 23 de setembro na cidade de São Paulo.

Nova sede

O Fundo de Solidariedade de Catanduva ganhou nova sede. Os moradores de Catanduva agora contam com um complexo social, inaugurado pela presidente do FUSSESP, Monica Serra, por Eloa Noguerol Martinis Macchione, primeira dama do município e pelo prefeito Afonso Macchione Neto.

A nova sede do Fundo Municipal tem espaço para desenvolver várias  atividades, entre elas, a assistência social. Uma vaca mecânica vai fornecer leite de soja para a merenda escolar, pessoas com intolerância a lactose e para trabalhadores rurais. O complexo conta, ainda, com uma cozinha piloto, que trabalha com o reaproveitamento dos alimentos.

Monica Serra descerrou a placa de inauguração e afirmou que este é um antigo sonho realizado pelo município. “Foi um esforço muito grande, para transformar o local em um centro de proteção às necessidades sociais de Catanduva, uma cidade em franco desenvolvimento”, disse a presidente do FUSSESP.

Do FUSSESP