Em Borborema, alunos da Univesp promovem 1º Pedal e Caminhada Literária

Iniciativa concorre ao Prêmio Trote Cidadão Paulista 2020, parceria da universidade com a Fundação Educar DPaschoal

dom, 08/03/2020 - 10h16 | Do Portal do Governo

No último domingo (1º), os estudantes do polo de Borborema, da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), realizaram o 1º Pedal e Caminhada Literária – Passos para o Futuro. A ação concorre ao Prêmio Trote Cidadão Paulista 2020, parceria da instituição com a Fundação Educar DPaschoal, para estimular o desenvolvimento do empreendedorismo social, em atividades realizadas com a comunidade.

O evento teve como objetivo arrecadar livros para a criação de uma biblioteca na Associação Jacy Pinheiro, instituição que assiste cerca de 80 crianças e adolescentes da região. De acordo com a orientadora do polo, Tatiane Salomão, o encontro reuniu mais de 200 moradores da cidade.

“A iniciativa foi um sucesso. Arrecadamos muitos livros e promovemos uma atividade saudável”, salientou. O fim do percurso dos ciclistas e dos praticantes da caminhada foi na Prainha da Juqueta, local banhado pelas águas do Rio Tietê. “Na chegada dos nossos atletas, servimos um delicioso café da manhã e contamos com a apresentação cultural do grupo ‘Movimento Livre’”, completou.

A doação de livros ainda pode ser feita nos pontos de coleta: WBertolo, Lafael Confecções, Ótica Borborema, Ciclo Silva, Papelaria Central, EMEIF Ana Rosa, Creche Municipal, Supermercado Brilhantão, Cantinho do Salgado e Prefeitura Municipal.

Parceria

O Prêmio Trote Cidadão Paulista 2020 é resultado de uma parceria entre a Univesp e a Fundação Educar DPaschoal. Criada em 2012 como fundação, a universidade é uma instituição de Ensino Superior mantida pelo Governo do Estado e vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Voltada exclusivamente para a Educação a Distância, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo conta com mais de 35 mil alunos distribuídos em mais de 300 polos, o que constitui grande impacto social, alcançando todas as regiões de São Paulo.

Nesse contexto, as ações de incentivo ao trote solidário, expressas pelo programa Trote Cidadão Paulista, visam não só ao cumprimento da função social da universidade pública — representada aqui por atividades de extensão junto às comunidades locais —, mas também à formação crítica e cidadã dos milhares de alunos da Univesp.

A Fundação Educar DPaschoal acredita que estimular o comportamento empreendedor e o protagonismo social entre jovens universitários contribui para a formação de cidadãos mais engajados e profissionais mais conscientes de seu papel social. Por isso, ela realizou durante 15 anos o Prêmio Trote da Cidadania, acumulando grande expertise no assunto.

Em 2019, atendendo ao convite da Univesp, a fundação contribuiu para a formulação do programa Trote Cidadão Paulista, voltado exclusivamente para alunos da universidade, que poderão concorrer ao prêmio.

Premiação

Os autores dos três projetos que receberem as melhores notas serão reconhecidos com menções honrosas e a participação em um workshop sobre inovação social, em São Paulo. Para o evento, serão garantidas 4 (quatro) vagas destinadas a cada equipe vencedora, sendo 3 (três) vagas para alunos e 1 (uma) para o orientador de polo.

Quando o polo estiver localizado a mais de 150 km da capital, os quatro membros de cada equipe ganharão uma noite de hospedagem em São Paulo. A alimentação durante a participação no workshop também é por conta da organização do evento.

Cronograma

– Inscrições: 04/12/19 a 10/01/20, por meio de formulário disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem.

– Realização do curso teórico e envio do Projeto: os inscritos no programa têm até 01/03/2020 para concluírem o curso teórico e enviarem o Projeto, que lhes dará o direito ao certificado de 6h de formação.

– Envio do relatório: após a realização do trote junto aos calouros, os participantes terão até 31/03/20 para o envio do Relatório. Realizado no prazo estipulado, este envio dará direito ao certificado de 22h de formação. A participação no Prêmio Trote Cidadão Paulista 2020 só será considerada efetiva após a conclusão desta fase.

– Avaliação dos trabalhos: no mês de abril de 2020, uma banca avaliadora composta por membros da Univesp e da Fundação Educar DPaschoal analisará os relatórios recebidos e selecionar os três premiados.

– Divulgação dos vencedores: no mês de maio de 2020, serão divulgados os vencedores do Prêmio nos canais oficiais de comunicação da Univesp.