Eleição no Butantan escolhe Jujuzinho para nome de filhote de jibóia

Cobra terá companhia de mais cinco filhotes no novo berçário de serpentes da instituição

sex, 03/10/2008 - 16h00 | Do Portal do Governo

Na eleição do Instituto Butantan, ligado à Secretaria da Saúde, Jujuzinho foi o nome escolhido pelo público que participou de votação para escolher o nome do filhote de jibóia que ficará em exposição no novo berçário de serpentes da instituição.

O nome vencedor, anunciado nesta sexta-feira, 3 de outubro, recebeu 56 dos 1.137 votos. Jujuzinho, que faz parte de uma ninhada de 18 jibóias nascidas no Butantan em março deste ano, ocupará o berçário na companhia de mais cinco filhotes: duas cascavéis, duas jararacas e uma suaçubóia.

Durante uma semana, os visitantes do Museu Biológico do instituto receberam uma cédula para propor um nome ao filhote, e também puderam conhecer os pais das 18 jibóias, que estão em exposição no Butantan desde 1995 e tiveram sua segunda ninhada. O resultado da eleição ficará disponível no site www.butantan.gov.br.

Neste sábado, 4 de outubro, Dia de São Francisco de Assis (protetor dos animais), acontecerá a cerimônia de batizado de Jujuzinho. Os “padrinhos” (visitantes) presentes receberão uma certidão de batismo da jibóia e poderão degustar um bolo em formato especial, com a foto da nova cobra.

“Queremos aproximar as crianças e os visitantes dos filhotes de cobra. A idéia é fazer com que, mais próximas, as pessoas olhem as cobras de maneira diferente”, explica Giuseppe Puorto, diretor do museu e idealizador das atividades. 

A entrada para os museus Biológico, de Microbiologia e Histórico é única e custa R$ 6. Estudantes com identificação pagam R$ 2,50. Crianças até sete anos, idosos a partir de 60 anos e portadores de necessidades especiais não pagam. A bilheteria funciona de terça-feira a domingo, das 8h45 às 16h15. Os museus funcionam de terça-feira a domingo, das 9h às 16h30.

O Instituto Butantan fica na Av.Vital Brasil 1.500, Butantã, zona oeste da capital.

Da Secretaria da Saúde