Eficiência Energética é novo curso do ensino técnico

Aulas começam no segundo semestre em oito escolas e duas faculdades do Centro Paula Souza

sáb, 31/03/2012 - 13h06 | Do Portal do Governo

Os cursos do ensino técnico do Governo do Estado vão ganhar uma disciplina inovadora a partir do segundo semestre: Eficiência Energética. As oito escolas e duas faculdades de tecnologia que terão o curso no currículo ficam nas cidades de Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Limeira, Rio Claro, Araras, Ilha Solteira, Itapeva e Tatuí. 

A novidade é resultado de um convênio assinado nesta quinta, 29, entre as secretarias de Energia e Desenvolvimento Econômico, o Centro Paula Souza e a Elektro, distribuidora de energia elétrica para o interior de São Paulo.

Segundo o secretário de Energia, José Aníbal, é a primeira parceria que o Estado faz nessa área. A ideia é firmar convênios com outras empresas do setor para levar o projeto ao maior número possível de escolas e faculdades de tecnologia. Segundo Aníbal, empresas como a CPFL, a EDP Bandeirante e a Eletropaulo devem participar de projetos similares em breve.

Na primeira etapa, haverá investimento de R$ 600 mil da Elektro para capacitar 30 professores no Centro de Excelência em Eficiência Energética (EXCEN), da Universidade Federal de Itajubá. Na segunda etapa, a Elektro vai investir na construção de laboratórios de sistemas de iluminação de motores elétricos e bombas hidráulicas nas escolas técnicas. A empresa quer expandir a ação para 39 cidades de sua área de concessão.

Do Portal do Governo do Estado