Univesp: Curso de Gestão Pública visa políticas voltadas para desenvolvimento regional

O curso oferece aos alunos acesso a inovadoras metodologias de gestão, baseadas nos princípios da administração pública

seg, 24/09/2018 - 15h45 | Do Portal do Governo

O curso de Gestão Pública teve início no primeiro semestre de 2018, na Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), com objetivo de formar o profissional para planejar, implementar, supervisionar e avaliar políticas públicas voltadas para o desenvolvimento regional.

A criação deste curso ocorreu em parceria com o Centro Paula Souza (CPS), por meio das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs), iniciam nesta semana, Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública.

O aluno tem acesso a inovadoras metodologias de gestão, baseadas nos princípios da administração pública. A realização ocorre em ambiente virtual de aprendizagem moderno, que garante a interação do estudante com o tutor, além de disponibilizar videoaulas, bibliotecas digitais e os conteúdos pedagógicos. Assim como ocorre nos cursos presenciais das Fatecs, o estudante será aluno de uma Fatec e, uma vez formado, receberá diploma de tecnólogo.

“As novas tecnologias aplicadas à educação são fundamentais para democratizar ainda mais as oportunidades de formação profissional e o índice de empregabilidade dos jovens paulistas”, diz a diretora-superintendente do CPS, Laura Laganá.

Já de acordo com a coordenadora do curso, professora Esmeralda Oliveira, o aluno obterá conhecimentos sobre legislação, ferramentas gerenciais, inglês, espanhol e novas tecnologias para a solução de problemas com propostas inovadoras em políticas públicas.

Metodologia

Realizados na plataforma on-line em que os alunos desenvolvem atividades acadêmicas, denominada Ambiente Virtual de Aprendizagem, os cursos incluem videoaulas, material didático, bibliotecas digitais e espaço para esclarecimento de dúvidas do conteúdo com tutores.

“A graduação a distância responde rapidamente às demandas da população mais vulnerável. Acredito que a educação transforma e a instituição já contribui para essa realidade no Estado”, avalia a presidente da Univesp, a pedagoga Fernanda Gouveia.

Os polos são espaços físicos no quais os estudantes têm à disposição computadores, impressoras e acesso à internet, além de realizarem atividades como provas e discussões em grupo. No local, também podem ser solicitados serviços de secretaria acadêmica e o esclarecimento de dúvidas.

Por ser uma universidade pública, todas as videoaulas podem ser acessadas pelo canal da instituição no YouTube.

Sobre a Univesp

Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância mantida pelo Governo do Estado de São Paulo e vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI). Entre seus principais parceiros destacam-se o Centro Paula Souza (CPS), USP, Unesp e Unicamp. Com o objetivo da universalização do ensino superior, em 2017, a nova gestão deu início ao plano de expansão. Hoje já são mais de 35 mil estudantes distribuídos em 244 polos do Estado, nos cursos de Engenharia de Produção, de Computação, Licenciaturas de Biologia, Química, Física, Matemática e Pedagogia e Gestão Pública.

De acordo com o governador Márcio França, a Univesp representa a oportunidade para jovens cursarem graduações no padrão das melhores instituições nacionais: “para contribuir ainda mais com o ingresso à universidade, há a isenção da taxa de inscrição destinada às pessoas registradas no CadÚnico, o Cadastro Único do Governo Federal”.