Escolas aproveitam o Carnaval para propor atividades pedagógicas

Confecção de máscaras com materiais recicláveis, desfiles e trabalhos de pesquisa fazem parte da programação

sex, 01/03/2019 - 12h31 | Do Portal do Governo

Várias escolas da rede estadual de São Paulo estão aproveitando o Carnaval para fazer diferentes atividades pedagógicas por todo o Estado.

Inspirados nos personagens do Sítio do Picapau Amarelo, de Monteiro Lobato, os alunos das Escolas Estaduais Arthur Guimarães e Marina Cintra, localizadas no Centro de São Paulo, realizaram um desfile na Praça Rotary com as fantasias confeccionadas por eles com apoio do ponto de cultura Espaço Arterial. Os participantes também levaram bonecos gigantes de Emília, Narizinho, Pedrinho e companhia.

O evento, em parceria com a Biblioteca Monteiro Lobato, ocorreu nesta sexta-feira (1º) e também contou com a presença dos pais dos estudantes.

Ainda na Capital, a Escola Estadual República da Bolívia desenvolveu um trabalho de pesquisa intitulado “Origem do Carnaval”, que proporcionou aos alunos a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a cultura brasileira e sua história.

Além disso, os alunos estão realizando atividades pedagógicas de leitura e ortografia com as marchinhas de Carnaval e confeccionaram máscaras venezianas e adereços carnavalescos com materiais reciclados. Cada ano escolar desfilou com seu “bloco” no baile de Carnaval que acontecerá no pátio da escola.

Ainda nesta sexta os alunos da Escola Estadual Brasílio Machado, da Vila Madalena, bairro da capital paulista, entraram no ritmo do carnaval com a história do pintor Di Cavalcanti. Para isso, os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental criaram o samba-enredo após pesquisa sobre a vida e obra do pintor. Também confeccionaram os carros alegóricos para o desfile que será realizado na unidade escolar.

Pelo Interior de SP

Cerca de 300 alunos da Escola Estadual Oscar Salgado Bueno, em São José do Rio Preto, confeccionaram máscaras de carnaval e customizaram camisetas na própria escola. A iniciativa é das professoras de Matemática e Artes que uniram os projetos pedagógicos para resgatar a cultura popular brasileira, estimular a criatividade e raciocínio dos estudantes.

A professora de Artes Maria Regina Caixeta Dias diz que tem acompanhado trabalhos escolares com muita ênfase ao ‘Halloween’, que não faz parte da cultura nacional, enquanto o Carnaval tem sido deixado de lado. “O Carnaval faz parte da cultura popular brasileira e a ideia é incentivar, resgatar e valorizar o que é genuíno do Brasil”, afirma.