Educação: Projeto Meio Ambiente em Ação agita escola estadual do Vale do Ribeira

Idéia é conscientizar os alunos sobre os direitos e deveres em relação aos cuidados com a natureza

qui, 08/06/2006 - 18h51 | Do Portal do Governo

Em plena área de Mata Atlântica, no Alto Vale do Ribeira, em Apiaí, interior de São Paulo, um evento programado pela Escola Estadual Profª Antonia Luz fez com que a população local parasse e refletisse sobre a necessidade de preservar o meio ambiente. Motivos não faltaram para isso: contaminação e escassez da água, efeito estufa, desmatamento florestal e a extinção da fauna e da flora foram argumentos mais do que suficientes para despertar a atenção de todos.

A idéia da escola é conscientizar os alunos sobre os direitos e deveres em relação ao meio ambiente ,além de incentivar os conceitos de educação ambiental e qualidade de vida junto à comunidade.

Passo a passo

Durante o mês de maio os alunos foram envolvidos no projeto Meio Ambiente em Ação por meio de palestras, trabalhos em sala de aula, caminhadas, passeios ecológicos, filmes com o tema meio ambiente , exposição de desenhos e cartazes nos murais da escola. O ponto alto do dia “D” de conscientização foi o pedágio organizado pela escola para a distribuição de quinhentas mudas de plantas nativas e porta lixos.

Música em prol da ecologia

No último domingo, dia 4, a equipe do Escola da Família promoveu o 2º Festival de Bandas com 16 escolas da região. “Acreditamos que os espaços de vivência precisam ser incorporados à prática pedagógica a partir do entendimento de mundo. Eles devem ser pensados em contextos mais amplos e mais complexos por meio de estudos do meio ambiente. Qualquer cidadão tem o direito de aprender a conservar o local onde vive, preservando-o para as gerações futuras”, explicou a diretora da escola, Maria do Carmo Nedopetalski.

Celso Bandarra

Da Secretaria da Educação