Educação: Programa estimula o contato de alunos da rede estadual com o universo da música

Objetivo principal é ampliar o contato do público jovem com a música de concerto

seg, 26/06/2006 - 12h52 | Do Portal do Governo

Quem acha que orquestra não tem nada ver com crianças e jovens, se engana. O que falta, muita vezes, é o estímulo, o primeiro contato. A chance deste público conhecer o universo da música clássica pode estar no projeto Descubra a Orquestra, da Fundação Osesp, e que integra o Programa Caminho das Artes da Secretaria de Estado da Educação desde 2005. A proposta é ampliar o universo cultural e de formação pedagógica em música e educação musical, e o mais importante: ampliar e formar público para a música de concerto – principalmente crianças e adolescentes – bem como subsidiar os professores para trabalhar com música nas escolas em cursos de aperfeiçoamento.

Este ano

A programação começa dia 24 de julho com uma reunião de apresentação do programa para os diretores e/ou coordenadores pedagógicos das escolas e os professores inscritos. Os cursos para os educadores começam na mesma semana, e o primeiro concerto didático para os alunos será dia 4 de agosto. A programação, incluindo os cursos, termina em dezembro, quando os professores apresentarão e discutirão os trabalhos realizados nas escolas.

Público alvo

Até o final do ano o programa deverá atender 24.590 alunos e professores da Coordenadoria de Ensino da Região Metropolitana da Grande São Paulo (COGSP). Para este semestre são esperadas 14.230 pessoas. A participação será permitida a escolas e professores da COGSP que não tenham comparecido ao programa nos dois últimos anos.

O que já foi feito

Desde 2005 o programa integra e articula as vertentes Formação de Público , Formação de Professores e Atividades na Osesp . Neste semestre, a organização atende duas faixas etárias ou séries escolares: Série 3 – 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental, e Série 4 – 5ª a 8ª séries do E. Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O que vem por aí

Neste segundo semestre, pela vertente Formação de Público , serão oferecidos 17 eventos didáticos (concertos e ensaios didáticos), realizados pela Osesp e suas convidadas: Orquestra Sinfônica da USP, Orquestra Filarmônica de São Caetano do Sul, Orquestra Sinfônica de Santo André e Tucca (Associação para Crianças e Adolescentes com Tumor Cerebral).

Na vertente Formação de Professores , os educadores responsáveis pelas turmas que vêm assistir aos eventos da vertente Formação de Público participam de cursos de aperfeiçoamento – autorizados, homologados e validados pela Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP) – sobre música orquestral, onde recebem subsídios para trabalhar o repertório dos eventos em suas aulas. Os cursos são destinados tanto para professores com formação musical quanto para leigos em música e incluem recursos de educação à distância via internet. Pelo site www.edumusical.org.br professores poderão realizar atividades com seus alunos.

Na vertente Atividades na Osesp , os adolescentes de 5ª e 6ª séries do ensino fundamental serão envolvidos diretamente com o fazer musical, por meio de atividades práticas de execução, composição e apreciação de repertório orquestral nos eventos Fazendo Música na Osesp e Gincanas Musicais .

Como participar

Após conhecer a programação, a escola precisa acessar e preencher uma ficha de inscrição. Além disso, um representante deve comparecer pessoalmente à Coordenadoria de Programas Educacionais da Fundação para finalizar a inscrição, pois esta é sujeita a disponibilidade de vagas. O prazo máximo para as inscrições é 14 de julho. Outras informações via internet pode ser obtidas pelo www.osesp.art.br/educacionais ou educacionais@osesp.art.br e ainda pelo telefone (11) 3351 8229.

Celso Bandarra

Da Secretaria da Educação