Educação levará alunos a 16 novos destinos no 2º semestre

No 1º semestre, 293 mil estudantes e 14 mil professores participaram do Lugares de Aprender

dom, 31/07/2011 - 20h00 | Do Portal do Governo

Os alunos da rede estadual de ensino terão novidades na volta às aulas. Para o segundo semestre, o projeto Lugares de Aprender: A Escola sai da Escola, da Secretaria de Estado da Educação, oferecerá em sua programação 16 novos destinos localizados na capital, interior e litoral, com vagas para mais 23 mil estudantes. Dentre eles, estão o Parque Estadual das Furnas do Bom Jesus, na região de Franca; a Galeria de Arte da Unicamp, em Campinas; o Museu Mazzaropi, em Taubaté; e o Museu Oceanográfico da USP, na capital. As visitas terão início a partir de 16 de agosto.

Também serão oferecidas vagas extras em outras instituições culturais parceiras, como o Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre, em Tupã; a Casa de Cultura de Ribeirão Preto; o Jardim Zoobotânico e o Museu Interativo de Ciências, em Franca; o Museu Histórico Artístico e Folclórico Ruy Menezes, em Barretos; o Museu Casa de Portinari, em Brodowski; o Horto Municipal de Lins; o Museu de Energia de Itú; o Museu Municipal de Álvares Machado e o Sesc de São José do Rio Preto. O acréscimo possibilitará atendimento a 8.520 alunos nas Diretorias de Ensino de São Joaquim da Barra, Sertãozinho, José Bonifácio e Santo Anastácio, que passam a beneficiadas pelo projeto.

Voltado a estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da rede estadual, o Lugares de Aprender prevê visitas monitoradas às instituições culturais parceiras, com transporte e lanche inclusos. Só no primeiro semestre deste ano, 294 mil alunos e 14 mil professores participaram das atividades. No segundo semestre, em todo o Estado, serão atendidos cerca de 350 mil crianças e adolescentes.

Atualmente, o projeto conta com um total de 151 instituições parceiras, entre elas o SESC São Paulo, que tem vasta programação cultural em unidades na capital e Grande São Paulo (Interlagos, Itaquera, Pinheiros, Pompéia, Santo André, Vila Mariana) e também no interior (Araraquara, Bauru, Bertioga, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Taubaté). As vagas são disponibilizadas às Diretorias de Ensino, que as distribuem entre as escolas estaduais que aderiram ao projeto.

O Lugares de Aprender é um dos três segmentos do programa Cultura é Currículo, que neste ano conta com um investimento de R$ 32 milhões da Secretaria, o dobro da verba destinada em 2010. “A ampliação da verba vai permitir que o benefício seja estendido a um número maior de alunos”, disse o secretário de Estado da Educação, Herman Voorwald.

Sobre o Programa Cultura é Currículo

Implantado em 2008, o programa Cultura é Currículo está inserido na proposta curricular com o objetivo de democratizar o acesso de professores e alunos da rede estadual a produções culturais que contribuam para ampliar sua formação. O programa é dividido em três segmentos: Lugares de Aprender: A Escola Sai da Escola, com visitas a instituições culturais; Escola em Cena, que leva alunos a apresentações de teatro e dança; O Cinema Vai à Escola, voltado para exibições de filmes dentro das unidades escolares.

A iniciativa possibilita que alunos da rede estadual de ensino tenham acesso gratuito a espetáculos de teatro e dança, além de visitas monitoradas a instituições culturais. O transporte e a alimentação dos estudantes são oferecidos pela Secretaria.

Da Secretaria da Cultura