Educação leva Caravana do Ler e Escrever para a Baixada Santista

Educadores da rede recebem informações sobre projeto que leva 2º professor à sala de aula

qui, 23/10/2008 - 15h04 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Educação apresenta nesta quinta-feira, 23 de outubro, a partir das 9h30, o projeto Ler e Escrever a cerca de 150 educadores da Baixada Santista. A exposição será em São Vicente (veja abaixo o endereço), para profissionais que atuam nas Diretorias de Ensino de Santos, São Vicente, Miracatu e Registro. O objetivo é mostrar o funcionamento do programa Ler e Escrever, que, entre outros, pontos coloca um segundo professor em sala de 1ª série do Ensino Fundamental.

O Ler e Escrever é um completo programa da Secretaria para 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental. Já está em funcionamento por toda Grande São Paulo. Focado em leitura e escrita, oferece materiais para educadores e alunos, além de contar com um professor auxiliar logo no 1º ano, juntamente ao professor regente. A Secretaria tem como meta alfabetizar todos os alunos de 8 anos de idade em 2010.

A partir de 2009 a Secretaria implanta o projeto pelo interior e litoral, na última fase para que atinja todo o Estado. Uma equipe de educadores da Coordenadoria de Ensino do Interior (CEI) da Secretaria – que abrange o litoral – e os responsáveis pela implantação do Ler e Escrever estão conduzindo as palestras sobre o programa. Nesta quinta-feira será a vez da Baixada Santista.

Concepção, formato, materiais utilizados, parcerias, bem como os resultados pedagógicos alcançados com o projeto para professores, estão sendo levados aos diretores de escola e professores coordenadores de oficinas pedagógicas e de escolas com classes de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental.

“O Ler e Escrever já mostra resultados na capital. É um programa que foca na alfabetização, de extrema importância para a rede e para os estudantes”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

O evento será no Clube de Regatas Tumiarú – praça Coronel Lopes, 167 – Centro de São Vicente.

Da Secretaria da Educação