Educação investe em alimentação saudável de alunos da rede

Pesquisa feita em parceria com Secretaria Brasileira de Cardiologia mostra que índice de sobrepeso é de 19%, menor que taxa nacional

qui, 24/04/2014 - 17h33 | Do Portal do Governo

Pensando na saúde dos alunos da rede estadual de ensino, a Secretaria da Educação em parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) traçou o primeiro perfil nutricional dos 12 mil estudantes entre 6 a 18 anos de idade.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

A amostragem revelou que 71% dos alunos estão no peso ideal, no entanto o índice de sobrepeso, que já é algo preocupante em todo o Brasil com 30%, é de 19% em São Paulo. Ainda foi revelado, que 10% dos alunos estão abaixo do peso.

Por meio dos dados da pesquisa, a Secretaria pretende acompanhar de perto os alunos que estão fora do peso, distribuindo cartilhas com sugestões sobre as porções alimentícias e atividades físicas. A ideia é que compartilhem com suas famílias o conhecimento para também melhorar os hábitos em casa.

A Secretaria também está articulando com as redes de saúde para o encaminhamento do estudante fora do peso, caso seja constatada necessidade de intervenção médica. Além disso, também será mantida a distribuição de merendas saudáveis e balanceadas nas escolas.

Essas ações fazem parte do programa “Alimentação Saudável”, que teve início no segundo semestre do ano passado, quando cerca 500 educadores capacitados (diretores, vice-diretores, professores coordenadores e professores de educação física) mediram o peso e a altura de alunos e alunas de 128 unidades escolares estaduais do interior, capital e Região Metropolitana de São Paulo. A amostra foi aleatória.

Do Portal do Governo do Estado