Educação: Escola Estadual do interior transforma terreno da unidade em espaço de lazer e reflexão

Idéia surgiu a partir de uma das provas da Gincana da Cidadania

sex, 23/06/2006 - 19h31 | Do Portal do Governo

Era uma vez um espaço sem muita graça, nem função definida. Mas a união de forças entre a comunidade, alunos e educadores da Escola Estadual José Inocêncio Moreira , em Bernardino de Campos, na região de Ourinhos, transformou o lugar pouco usado em uma praça dentro da unidade escolar. Assim nasceu o Cantinho da Reflexão . A idéia surgiu a partir de uma das provas da Gincana da Cidadania . Os vencedores, claro, foram a comunidade e os próprios alunos que participam das atividades dentro da escola nos finais de semana durante o Escola da Família .

Mil e uma utilidades

A diretora da escola, Valdinês Peruche, diz que o lugar tem vários objetivos. Um deles é dar aos professores a chance de usar novas metodologias e práticas escolares. Outra função é conscientizar sobre o uso de materiais que podem ser reaproveitados como postes de iluminação sem uso, placas antigas de propagandas, raízes de árvores e pedras. E não é só. O espaço serve ainda para ensinar aos alunos que ervas medicinais usadas para chás e até mesmo como medicamento podem ser cultivadas em pequenos espaços.

Como foi

Tudo começou quando a equipe escolar, o Grêmio Estudantil e outros alunos chegaram à conclusão de que não havia um lugar adequado para receber a comunidade nos sábados e domingos. “Primeiro fizemos o projeto para decidir como seria o espaço, que flores e ervas medicinais seriam plantadas, qual seria o local do quiosque, dos bancos, e da cascata”, lembra a diretora.

A etapa seguinte, explica Valdinês, foi arrumar mão de obra voluntária para construção dos bancos ao redor das árvores e reduzir as raízes que estavam expostas e apresentavam riscos de acidentes, e ainda, colocar mais terra ao redor delas para reforçar a sustentação da planta.

União de forças

Algumas parcerias foram decisivas para a criação do chamado Cantinho da Reflexão . “A limpeza ficou a cargo dos alunos do Grêmio Estudantil e voluntários, que se revezaram também nos trabalhos de pintara das cercas, plantio das mudas, e montagem de uma cascata que ficava no antigo Pólo de Capacitação em Santa Cruz, gentilmente cedida pela dirigente regional, Maria Regina Pereira Araújo”, conta Valdinês.

As mudas de flores e plantas foram conseguidas junto à Associação Ambientalista da Bacia do Paranapanema, e também doadas por Manoel Souza Santos, dona da Chácara Paraíso, sem contar as que foram trazidas pelos alunos.

A equipe do Escola da Família também ajudou na decoração de fundo e das muretas que cercam as árvores. O quiosque foi montado por um funcionário da Mecânica Morais, que também é aluno e presta serviços voluntários para a escola. Além de força física, a criatividade foi essencial para reaproveitar as traves do gol da quadra da escola.

Celso Bandarra

Da Secretaria da Educação