Educação: Escola estadual de Embu transforma a Copa em lição divertida

Mais importante evento do esporte serviu para alunos conhecerem gostos, costumes, a história e a localização de diversos países

ter, 06/06/2006 - 18h53 | Do Portal do Governo

Copa do mundo não serve apenas para torcer, sair mais cedo do trabalho ou da aula, reunir os amigos em torno da tevê. A Escola Estadual Rosana Sueli Funari , de Embu, na região de Taboão da Serra, decidiu transformar a mais importante competição de futebol do mundo em atividade interdisciplinar, e envolver as áreas de Geografia, Matemática, História, Português, Ensino Religioso, Biologia, Química, Educação Física, Artes e Informática.

Cada classe simbolizou uma nação. Após estudos realizados sobre cada uma delas, os estudantes de todos os períodos foram divididos em equipes, como no futebol. Resultado: a emoção da Copa conseguiu agitar o dia a dia da escola.

Como será

Iniciado dia 2 e com térmico previsto para a próxima sexta-feira, dia 9, o projeto “ Rosana Sueli Funari na Copa” partiu da professora Nidia Soares Freitas. Entre os principais objetivos estão: familiarizar ainda mais os estudantes com a pesquisa via internet, situar os alunos quanto à localização dos paises em seus devidos continentes, utilizar o assunto do momento para promover o conhecimento de informações básicas sobre determinados países como a língua, a cultura, o modo de se vestir, a comida e os costumes; exercitar o canto para que eles conheçam os hinos de todos os países apresentados no projeto, e ainda, promover a interação entre alunos, professores, gestores e a comunidade.

O time de educadores

A professora Nidia Soares Freitas pode ser considerada uma espécie de “técnica” do time de educadores envolvidos. Mas um bom “time” precisa de bons “jogadores”. Por isso, além dela, entraram em campo para viabilizar o projeto toda a equipe pedagógica, incluindo a supervisora de ensino, Maria Tereza Beraldo da Costa; a diretora da escola, Maria Brígida Navarro; os vice-diretores Josinaldo Gomes e Ricieri José; e o coordenador pedagógico do período diurno, Jose Ricardo Coimbra de Almeida; além da equipe da sala de informática (Projeto SAI).

Celso Bandarra

Da Secretaria da Educação