Educação: Escola de Bernardino de Campos aborda questões de ecologia de forma criativa

Na EE José Inocêncio Moreira, o tema meio ambiente aparece em atividades como plantio de mudas, teatro e dança

ter, 06/06/2006 - 16h07 | Do Portal do Governo

A preservação do meio ambiente é o tema que a Escola Estadual José Inocêncio Moreira, em Bernardino de Campos, a 100 quilômetros de Bauru, utiliza de forma interdisciplinar para desenvolver habilidades nos alunos. Entre elas, respeito ao meio ambiente, leitura, melhoria da escrita e expressão corporal. Cerca de 650 alunos do ensino fundamental e médio, 48 professores, dez funcionários e pessoal da direção (três) estão participando no ProjetoMeio Ambiente: Ecologia, Leitura e Protagonismo. A primeira fase começou no mês de março, com uma palestra oferecida por entidade ligada ao sindicato rural de Bernardino de Campos. O evento abordou meio ambiente, degradação de mananciais, corte ilegal de árvores e assoreamento dos rios. Estudantes do 3º ano médio visitaram área de mata ciliar do município e realizaram estudo de campo.

Dia proveitoso 

A diretora da escola, Valdinês Peruche, explica que a etapa seguinte foi o plantio de 5 mil mudas de árvores na Chácara Paraíso. Entre as espécies, havia ipê, madeira-de-lei e coqueiro. “O proprietário faz reflorestamento espontâneo e nos cedeu parte das mudas”, relata Valdinês. O restante das plantas foi doado pelo Departamento de Proteção de Recursos Naturais (DPRN). Os participantes se encontraram na escola e seguiram a pé até a chácara, distante dois quilômetros, onde cada um ganhou um boné com o logo da unidade de ensino.

A ansiedade para iniciar o plantio nos espaços previamente abertos acelerou o trabalho. Por volta das 11 horas, todas as mudas haviam sido plantadas. Depois do almoço, os proprietários da área e o vice-diretor da escola, Paulo Fontes, sortearam brindes aos participantes.

“O dia foi muito proveitoso. Tivemos a chance de aprender na prática, e com alegria, como é importante cuidar do meio ambiente. Estamos ajudando a população de Bernardino de Campos a ter mais qualidade de vida, pois essas árvores ajudarão na purificação do ar”, observa Valdinês, que ainda propôs um desafio: “Que cada habitante plante uma árvore em sua residência ou na calçada da sua casa”.

Em área de aproximadamente um alqueire, cada muda foi fincada no solo a uma distância de dois metros em relação à outra. A diretora avisa que a próxima atividade prevista é o plantio de mudas de árvores nas calçadas dos principais bairros da cidade. “Estamos arrecadando plantas e procurando parceiros entre proprietários de terras e instituições dispostos a nos ajudar”, solicita. Sua intenção é obter 2 mil mudas e iniciar o trabalho em agosto.

Expressão corporal 

Os alunos discutem o meio ambiente em sala de aula e escrevem poesia e dissertação sobre o tema. Os professores corrigem os textos e selecionam os melhores. A idéia é produzir um livro com os trabalhos que mais se destacarem. Em outubro, a direção planeja publicar mil exemplares. O projeto foi enviado à Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (Cenp), da Secretaria de Educação, que seleciona iniciativas da rede estadual de ensino. Valdinês informa que, se a ação for aprovada, poderá receber R$ 8 mil, valor total estimado do trabalho, que abrange a realização de excursões com os alunos a locais de matas ciliares e a publicação do livro.

Entre o final de outubro e começo de novembro, o tema meio ambiente será abordado em atividades de expressão corporal, como teatro e dança. A garotada se apresentará num clube ou ginásio esportivo da cidade. No decorrer do ano, estão previstas outras palestras relacionadas ao assunto.

Preservação ambiental 

Em Bernardino de Campos há um córrego, e os rios mais próximos são o Pardo e o Paranapanema, distantes 16 quilômetros da cidade. Apesar de não apresentarem problemas de assoreamento, a diretora acha importante debater o tema.

Um dos obstáculos da cidade é o corte de árvores. “Pela falta de estudo ambiental, são plantadas árvores perto da rede elétrica. Quando crescem, os órgãos competentes são obrigados a podá-las”, avalia a diretora. Valdinês Peruche explica que os objetivos da iniciativa são incentivar a preservação ambiental, valorizar o patrimônio biológico da região e alertar contra atitudes de desrespeito à natureza, como degradação dos mananciais e uso abusivo de agrotóxicos.

SERVIÇO

Quem quiser colaborar com doações para a EE José Inocêncio Moreira, em Bernardino de Campos, deve se informar pelo telefone (14) 3346-3101

Viviane Gomes

Da Agência Imprensa Oficial