Educação dá dicas para os pais ajudarem os filhos na hora da lição de casa

Participação familiar no processo de aprendizagem é fundamental para a vida escolar do aluno

dom, 25/08/2013 - 14h13 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação, elaborou uma cartilha com 10 dicas para os pais estimularem os filhos na hora da lição de casa. A participação familiar no processo de aprendizagem é fundamental para a vida escolar do aluno. 

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Segundo a especialista Sonia Jorge, da Coordenadoria de Gestão de Educação Básica, a hora da lição de casa, além de ser parte do aprendizado, faz com que os pais fiquem ainda mais próximos dos filhos.

O manual contém orientações importantes para que os pais saibam o que fazer quando, por exemplo, eles não sabem responder às dúvidas de algum conteúdo trazido pelas crianças.

Além da lição de casa, é fundamental a participação nas reuniões escolares de pais e mestres e em todas as outras atividades que a escola promover para os pais.

Confira as dez dicas:

1) Mantenha um canal de comunicação constante com a escola de seu filho, buscando saber com o professor sobre qual o tipo, a quantidade e o agendamento das tarefas de casa.

2) Troque ideias com seu filho, fazendo perguntas para ajudá-lo. Nunca apague os erros e dê a resposta certa. Lembre-se que a correção é papel do professor, que sabe fazê-la de forma construtiva.

3) Incentive a criança a sempre tentar de novo, a ler com atenção e refazer aquele exercício que parece muito difícil. Fazem parte do processo de aprendizagem as várias tentativas e o erro.

4) Não sabe responder às dúvidas de seus filhos? Não é o fim do mundo! Para não correr o risco de errar e comprometer o aprendizado da criança, o melhor é reconhecer que não sabe a resposta e orientar o estudante a levar a dúvida para o educador.

5) Toda ajuda é sempre bem-vinda, mas alguns pais, por boa vontade ou falta de orientação, acabam fazendo o trabalho dos filhos. Em vez de fazer as tarefas por ele, estimule a parceria e incentive-o a assumir responsabilidades e a conquistar autonomia.

6) O melhor horário para fazer a lição é diferente para cada criança. Estabeleça um período fixo (manhã ou tarde), respeite o tempo de descanso e os intervalos das refeições. As atividades escolares exigem disciplina e concentração. E reserve um tempo para estar presente durante as tarefas.

7) Em uma casa, é difícil estabelecer a lei do silêncio. De qualquer forma, na hora da lição,reserve um espaço com pouca movimentação e sem interferências externas, como barulhos de televisão ou rádio.

8) Na sala de aula, cada aluno tem direito a uma carteira. Em casa, não deve ser diferente. Separe um cantinho para seu filho que tenha um apoio plano, como a escrivaninha do quarto, mesa da sala ou da cozinha, onde você possa ficar ao lado dele durante alguns momentos da tarefa.

9) A tecnologia é parceira da educação. Mas é preciso saber a hora de utilizá-la. Se o livro ainda é o principal material didático do seu filho, deixe o computador e o tablet para depois das tarefas. Outra dica é perguntar nas escolas quais sites podem ser consultados para fazer pesquisas para os trabalhos e tarefas de casa.

10) O processo de aprendizagem varia de criança para criança. Fazer comparações ou estabelecer metas inatingíveis são atitudes prejudiciais. Reconheça os limites de seu filho e sempre o encoraje a melhorar.

Do Portal do Governo do Estado