Educação: Copa de Solidariedade e Conhecimento é realizada em escola estadual de Guarulhos

Objetivo é fornecer ferramentas pedagógicas para os estudantes superarem suas dificuldades recentes

seg, 19/06/2006 - 13h50 | Do Portal do Governo

Baixa auto-estima, indisciplina, e falta de interesse foram alguns dos problemas superados pelos alunos nesse segundo bimestre depois da criação do projeto Copa de Conhecimento e Solidariedade na Escola Estadual Profª Ilia Zilda Blanco , em Guarulhos, na Grande São Paulo.

O programa foi criado depois de um diagnóstico dos estudantes feito pelo Conselho de Classe e Série da unidade e aplicado em parceria com a equipe de Gestão de Membros . O objetivo é fornecer ferramentas pedagógicas para os estudantes superarem suas dificuldades recentes. Aproveitar o tema Copa do Mundo de Futebol foi mais eficaz do que se imaginava para atrair a atenção dos jovens.

Como foi

As questões econômicas, políticas, religiosas e geográficas foram os aspectos traçados dentro de cada disciplina como conteúdo do programa, sempre com a preocupação de não atrapalhar a distribuição dos temas expostos na grade curricular de cada série. A confecção de bandeiras características, além de construção de maquete dos estádios e a apresentação de paródias foram algumas das atividades produzidas pelos estudantes.

“O importante é que podemos despertar a solidariedade entre os alunos da escola por meio da doação de alimentos e agasalhos para a Campanha de Solidariedade. Observamos o brilho nos olhos daqueles que estão participando das atividades interativas com muito empenho e alegria, atingindo os objetivos traçados no Conselho de Escola”, disse a dirigente regional de ensino, Vera Lúcia de Jesus Curriel. “A equipe de Gestão agradece o empenho dos alunos, professores e funcionário pela finalização desse projeto”, concluiu Vera.

Alexandre Peppe

Da Secretaria da Educação