Educação: Alunos de escola estadual de Brotas visitam concessionária de rodovias da região

Eles receberam orientações sobre o funcionamento da empresa e assistiram palestras, vídeos, jogos e simulações de atendimento

ter, 20/06/2006 - 13h12 | Do Portal do Governo

Criar um projeto dirigido às crianças e jovens utilizando a educação como instrumento principal para garantir uma qualidade de vida melhor, por meio de um trânsito mais humano e cidadão, e promover a a mudança de comportamento dos estudantes que são pedestres, ciclistas, passageiros e futuros motoristas.

Motivos mais do que suficientes para levar 40 estudantes da Escola Estadual Dinah Lúcia Balestrero , de Brotas, na região central do Estado, a um novo passeio à Centrovias S/A , dentro do Projeto Escola Centrovias . A visita, realizada no último dia 14, pretende transformar os alunos em multiplicadores dos ensinamentos em casa e na escola.

Aprendizado e brindes

Durante a permanência na sede da concessionária os alunos conheceram os departamentos da empresa, receberam orientações sobre a estrutura e o setor administrativo, e assistiram palestras, vídeos, jogos e simulações de atendimento pré-hospitalar. No final, receberam um kit com álbum seriado, mini jogos, revistas, boné e adesivo refletivo para colocar em bicicletas.

Como foi

As atividades do projeto tiveram início em março com a capacitação de 73 educadores entre diretores e secretários de escola, secretários municipais, dirigentes regionais e professores. Participam do Projeto Escola Centrovias as escolas de Brotas, Corumbataí, Dois Córregos, Itirapina, Jaú, Pederneiras, Rio Claro e Santa Gertrudes. A primeira visita à empresa foi feita pelos alunos da Escola Estadual Odilon Correa , de Rio Claro, cidade vizinha, em maio.

No final do mesmo mês, 25 educadores representantes das escolas assistidas pelo projeto estiveram na sede da concessionária para uma reunião pedagógica. O tema central foi “Inclusão: Respeito às Diferenças”, com o objetivo de aprofundar o estudo da locomoção de portadores de necessidades no trânsito e contribuir para que essas pessoas tenham o direito de exercer a cidadania de forma plena.

O que é

O Projeto Escola Centrovias, uma expansão do Projeto Escola Intervias, substitui o Projeto Educar para o Trânsito realizado pela Centrovias entre os anos de 2002 e 2005. É também uma ampliação da assistência às escolas da região. Este ano serão atendidas nove escolas estaduais (7.644 alunos e 426 professores) e 15 municipais (8.996 alunos e 381 professores). O projeto anterior atendeu, em quatro anos, 16.081 alunos.

Paola Martins

Da Secretaria da Educação