Edith Derdyk apresenta sua arte estilística no Projeto Octógono

Pinacoteca inaugura mostra da artista Edith Derdyk para o Projeto Octógono de Arte Contemporânea

sáb, 26/05/2007 - 14h06 | Do Portal do Governo

A partir deste sábado, dia 26, os admiradores de arte contemporânea poderão conferir a mostra da artista Edith Derdyk que traz duas produções para o Projeto Octógono de Arte Contemporânea na Pinacoteca do Estado. Nessa mostra, ela apresenta uma instalação chamada Onda Seca, conjunto de 28800 folhas de papel empilhadas no chão do Octógono alcançando uma altura variável de 1,5m a 10cm, numa extensão de 10m. O vídeo Folha a Folha, concebido em parceria com Raimo Benedetti, também faz parte dessa pequena exposição da artista. Ele mostra muitas folhas de papéis brancos se desfolhando uma a uma com movimentos mínimos de mãos invisíveis.

Será também lançado o livro Desenhos, que apresenta o percurso de Edith Derdyk tendo o desenho de seus projetos e textos como condutor e protagonista do pensamento construtivo de sua poética. Formada em artes plásticas, Edith faz da sua obra um objeto de admiração visual. Ela deixa de lado todos os instrumentos usuais da arte concretista e parte para a criação estilística de papéis e barbantes sobrepostos e pendurados em paredes.

A artista nascida em São Paulo já participou de diversas mostras individuais em lugares como Centro Universitário Maria Antônia, Paço das Artes, Centro Cultural São Paulo, MASP e a Pinacoteca do Estado.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Cultura

(R.A.)