Duas Etecs recebem certificação de Escola Associada da Unesco

Escolas Técnicas de Itatiba e de Cubatão foram selecionadas para participar do programa, presente em 130 países

qua, 11/11/2015 - 21h22 | Do Portal do Governo

As Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) Rosa Perrone Scavone, em Itatiba, e de Cubatão receberam, em outubro, a certificação de Escola Associada da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Com o objetivo de criar uma rede internacional e integrar unidades com a troca de informações e o compartilhamento de projetos e ideais, o Programa de Escolas Associadas (PEA) está presente em 130 países.

Os projetos que se candidatam à certificação devem reunir conteúdos de ampliação da consciência de cidadania ou relacionados às preocupações da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Unesco, como direitos humanos e meio ambiente. 

Projeto selecionado da Etec Rosa Perrone Scavone
“Smart Brailler e Colete Sinalizador” foi o escolhido. O trabalho trata de mecanismos de autonomia para o deficiente visual. O Smart Brailler é uma impressora em braille feita com material reciclado e um microcontrolador. Já o Colete Sinalizador auxilia os deficientes visuais durante a locomoção. Ao detectar obstáculos, o equipamento emite uma vibração no pulso. Esse projeto foi o campeão da categoria Ensino Técnico do Prêmio Construindo a Nação, em 2014.

Projeto selecionado da Etec Cubatão
O trabalho escolhido foi o projeto “Educação financeira e sustentável”, cujo objetivo é incentivar os alunos a criar soluções para conscientizar e ajudar a sociedade. Implementado na escola no início do ano, o projeto estimulou os estudantes do curso técnico de Administração integrado ao Ensino Médio a desenvolver 30 propostas sustentáveis.

Entre as ideias, há uma ONG que produz vassouras e pás a partir de materiais recicláveis, um cofre para crianças aprenderem a poupar e até um aplicativo para auxiliar os alunos na pesquisa de preços e na divisão de custos durante trabalhos em grupo. Os projetos criados pelos estudantes serão exibidos durante a 2ª feira tecnológica da Etec, que acontece nos dias 18 e 19 de novembro.

Do Portal do Governo do Estado