Doutorando da Unesp de Jaboticabal é premiado em competição nacional

Estudante da pós-graduação da Universidade Estadual Paulista foi selecionado entre os quase 200 inscritos na disputa

qua, 15/08/2018 - 19h22 | Do Portal do Governo

Realizado no mês de julho em Pirassununga, no interior paulista, o “2º Scientific Day da Monsanto” premiou o doutorando Igor Sena, do Programa de Pós-graduação em Entomologia Agrícola da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Jaboticabal.

O estudo apresentado pelo estudante busca analisar os mecanismos de resistência da lagarta Helicoverpa armigera às plantas transgênicas com resistência a insetos (plantas Bt) e assim, produzir proteínas modificadas com maior atividade inseticida e que possam contribuir para o manejo de resistência.

Vale destacar que os exemplares atacam diversas lavouras em todo o mundo. No Brasil, as principais culturas atacadas são soja e algodão. O trabalho conta com orientação do professor do Departamento de Fitossanidade da FCAV Ricardo Polanczyk, com a colaboração do pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo Fernando Hercos Valicente e dos pesquisadores da Universidad Nacional Autónoma do México, onde foi realizada uma das etapas do projeto, Alejandra Bravo e Mário Soberón.

O evento é voltado a autores de projetos para pesquisa e controle de insetos pragas, plantas daninhas e doenças, voltado aos cursos de Entomologia, Fitossanidade, Fitotecnia, Proteção de Plantas e Fitopatologia, com o objetivo de conhecer os melhores acadêmicos do Brasil. O primeiro colocado recebeu o valor de R$ 5 mil, além da mentoria pelo líder na Plataforma de Entomologia da Monsanto, Renato de Carvalho.

Reconhecimento

A escolha pelo vencedor ocorreu depois da apresentação dos 15 trabalhos selecionados entre os quase 200 inscritos no programa “Scientific Day”. “O prêmio é o reconhecimento de um bom trabalho realizado desde o mestrado com o professor Ricardo Polanczyk e, agora, no doutorado”, ressalta Igor Sena.

“Concorrer com ótimos trabalhos de acadêmicos dos principais programas de pós-graduação do Brasil e ainda conseguir trazer o primeiro lugar para Jaboticabal coloca o Programa de Pós-graduação de Agronomia da FCAV em posição de destaque nacional”, acrescenta.

“A premiação demonstra que a Unesp desenvolve pesquisa cientifica de qualidade e que os nossos alunos estão sendo bem preparados para atuar como agentes transformadores da nossa realidade agrícola”, analisa o docente Ricardo Polanczyk.

“Para os alunos, é importante participar de concursos do tipo para conhecer a empresa e ter uma noção do que está busca em termos de qualidade de projetos e de profissionais. É uma oportunidade muito importante para aproximar a empresa da universidade”, enfatiza.