“Domingo no Memorial” será inaugurado amanhã

O projeto oferece mais de 18 atividades gratuitas para a garatoda

sáb, 18/10/2008 - 13h01 | Do Portal do Governo

As manhãs de domingo ganharão um colorido especial com o Domingo no Memorial, realizado na área externa do Memorial da América Latina. Voltada para crianças, jovens, adultos e pessoas da terceira idade, a iniciativa promove inúmeras atividades de cultura e recreação gratuitas, bem como shows. O projeto é realizado pela Fundação do Memorial da América Latina, com o patrocínio da Nossa Caixa. A edição de 2008 será inaugurada no dia 19 de outubro, às 10h00.

Na programação, oficinas de lazer e cultura como jogos e brinquedos, dança de salão, brincadeiras voadoras, fantoches em tecido, dança de rua, além de entretenimento, como mímica e palhaçadas, recreação circense, maquiagem artística, entre outras. Um dos destaques é o Espaço Criança, com contador de histórias, teatro de fantoches, escultura com bexigas e áreas para atividades diversas com as mãos: desenho, origami, jogos, etc.

Haverá um Parque Lúdico com cama elástica, tobogã, parede de escalada, pula-pula, entre outros, todos acompanhados de monitores.

A animação musical faz parte da festa e a Cia. 4 na Trilha apresenta, às 13h00, o espetáculo musical Os Saltimbancos, adaptação de Chico Buarque de Holanda. Para participar, basta comparecer ao local. 

Domingo no Memorial tem como foco a experimentação e o contato com as mais diversas linguagens e técnicas recreativas, estimulando as relações inter-pessoais e coletivas em lugar do individualismo. Será realizada de outubro a dezembro deste ano e pretende beneficiar 60 mil pessoas.

Programação

 Praça Cívica

Oficinas de Dança de Rua –   A  modalidade têm o  objetivo de desinibir e exercitar o público. Os resultados são instantâneos e os participantes poderão desenvolver coreografias através dos ritmos trabalhados. Com técnicas de dança de rua, a oficina estimula a interação e a cidadania, além de ensinar novas formas de movimentação e harmonia entre o corpo e o espaço. Oficina com Dudu Matos.

Brincadeiras Voadoras – Com modelos inusitados e instruções de construção de pipas com segurança, a oficina promoverá uma revoada ao final. Com Silvio Voce

Jogos e Brinquedos são ministradas lições e práticas voltadas à confecção de brinquedos, jogos e instrumentos musicais, entre outros, a partir do uso de materiais descartáveis. A idéia é despertar para a conscientização, além de trabalhar com o lúdico. Oficina será ministrada por Carlos Gomes

Fantoches em Tecido – usando sobras de tecidos e imaginação, são construídos fantoches, permitindo a criação de brincadeiras, estórias e a interação, além de promover a conscientização. Oficina será ministrada por Fernanda Castanho

Recreação Circense – A oficina oferece exercícios de aquecimento e experimentação para desenvolver a expressão corporal. Oficina coordenada por Rosangela Mattos

Parque Lúdico – A criançada vai se divertir a valer  nos brinquedos:  cama elástica, tobogã, pula-pula, parede de escalada, entre outros.

Maquiagem Artística e Escultura com Balões

Parceiros em Ação – atividades desenvolvidas em parceria com a CET, Sabesp, entre outros.

Salão de AtosDança de Salão – Com o objetivo de desinibir e exercitar, os resultados são instantâneos e os participantes desenvolvem coreografias através dos ritmos trabalhados. Oficina ministrada por Matheus Leisnoch.

Biblioteca Contação de Histórias – O público é levado a um mergulho pelo mundo mágico das estórias. Com  Claudio Oliveira

Performance lítero-musical – Sob o nome poético Cortejo de Rosas  e inspirada na obra de Guimarães Rosa, histórias brasileiras serão apresentadas ao público. Com Núcleo Caboclinhas (Eelenco: Geni Cavalcante; Luciana Silveira; Marina Fossa; Viviane Victtorin – Pesquisa e encenação: Viviane Victtorin)

Teatro de Fantoches – o mundo mágico das estórias se junta ao reino dos bonecos – Com Vivi Victotin

Mímica & Palhaçadas: A mímica é um delicioso jeito de contar histórias utilizando elementos que preenchem a cena com harmonia, humor e irreverência e esse universo será explorado nessa oficina. Com Sueli Ramalho.

Origami – A arte milenar de dobraduras é exercitada nessa atividade, com curiosidades e dicas.

Mãos & Obras – através das artes plásticas, noções de pintura e artes são ministradas.

Serviço:

Domingo no Memorial

Dia 19/10, domingo, das 10h às 15h.

Entrada franca

Do Memorial da América Latina