Docentes do CPS participam de treinamento para produção de geleias

Por meio do curso, professores do Centro Paula Souza podem ampliar o desenvolvimento dos estudantes de Etecs e Fatecs

qui, 28/06/2018 - 17h38 | Do Portal do Governo

A Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, promoveu uma capacitação para 50 docentes do Centro Paula Souza (CPS) sobre tecnologia e processamento de frutas, para produção de geleias.

Os professores atuam nas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs). O treinamento foi realizado em maio no Polo Regional de Bauru, da Apta. A capacitação faz parte do termo de cooperação técnica assinado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento e o CPS.

O objetivo do curso foi capacitar os docentes para que se tornem multiplicadores da tecnologia de processamento de frutas para produção de geleias e possam incrementar as aulas e aplicar os conhecimentos, ampliando a formação dos alunos.

“Esperamos que o treinamento auxilie os professores em sala de aula e que possa enriquecer o desenvolvimento dos alunos das Etecs e Fatecs”, afirma Elisângela Marques Jeronimo, pesquisadora da Apta responsável pelo curso, ao lado das pesquisadoras Maria Cecília de Arruda Palharini, Patrícia Prati e Celina Maria Henrique, além de Denise Moreira dos Santos e Adriana Sampaio Nunes, do CPS.

Vale destacar que a programação teve conteúdo relacionado à qualidade das frutas como matéria-prima, boas práticas de fabricação, processamento de geleias convencional e light, controle de qualidade e aspectos sensoriais do produto. As aulas práticas também abordaram o processamento e avaliações físico-químicas e microbiológicas dos itens.

Parceria

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado e o CPS firmaram o Termo de Cooperação em novembro de 2015, de modo a transferir tecnologias agrícolas de acordo com as especificidades regionais do território paulista. O acordo considera as particularidades ambientais, sociais e econômicas, bem como as demandas particulares das diversas cadeias de produção.

A ideia é difundir soluções inovadoras que promovam o fortalecimento das vocações regionais e o estímulo a novos produtos e nichos de mercado, com proposta de várias fontes de renda para maior sustentabilidade aos pequenos produtores e fixação de famílias nas propriedades.

No ano passado, 300 professores ampliaram a qualificação por meio de treinamentos da Apta. Os profissionais da área puderam transmitir os novos conhecimentos a cinco mil alunos, aproximadamente.

“A parceria é muito importante, pois podemos levar novos conhecimentos aos docentes. Isso tem um impacto grande na atualização na formação dos alunos, uma recomendação do governador Márcio França”, ressalta o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Francisco Jardim.