Doar leite é simples, saiba como funciona

Entenda os procedimentos e ajude outras crianças a crescer com saúde. Em alguns casos, o leite pode ser retirado em domicílio pelo banco

qua, 20/05/2015 - 11h35 | Do Portal do Governo



Ser mãe, por si só, é um ato de doação. Uma mãe doa tempo, amor, ternura e por que não leite para outras crianças que precisam ser alimentadas. Essa atitude solidária pode ser mais simples do que se imagina. Toda mulher que amamenta seu filho exclusivamente com leite materno e, mesmo assim, tem sobra, pode ser uma doadora. Basta ser saudável e não fazer uso de qualquer tipo de medicamento.

O ideal é que o leite seja coletado de forma manual e armazenado em um frasco de vidro com tampa plástica. É preciso ainda se atentar às questões de higiene durante todo processo (veja aqui o passo a passo). E em casos de congelamento, o prazo máximo é de 15 dias. No Banco de Leite, a doação passa por um processo de seleção, classificação e pasteurização para ser, posteriormente, distribuída com qualidade aos bebês internados em unidades neonatais.

Quem não tem disponibilidade de ir até um Banco de Leite, pode solicitar a retirada em domicílio. O Hospital Maternidade Leonor de Barros e o Hospital Interlagos oferecem esse serviço. A Fiocruz preparou uma lista com todas as unidades de Banco de Leite do Estado de São Paulo.

Do Portal do Governo do Estado