Disque Denúncia: Policiais que solucionaram crimes são premiados em SP

O vice-governador Alberto Goldman participou da cerimônia

seg, 21/05/2007 - 18h04 | Do Portal do Governo

Na manhã de 21 de maio, segunda-feira, o vice-governador Alberto Goldman participou da VI premiação das equipes policiais (civis e militares) que mais solucionaram crimes com a ajuda do Disque Denúncia.

“Quero cumprimentar a todos e dizer que isso é um exemplo para enfrentarmos as questões mais difíceis da vida em sociedade. Nós, Estado e a sociedade civil, unidos, trabalhamos para diminuir os efeitos das causas da criminalidade. Todos mobilizamos cada cidadão com algo muito simples: um telefonema (181)”, declarou o vice-governador Alberto Goldman. Ele salientou que o instituto contribui para os bons resultados, ao mobilizar o Estado e as polícias. “É assim que nós vamos criando uma sociedade melhor”, afirma.

As unidades de polícias civil e militar homenageadas também receberam um computador para uso da equipe. O Disque Denúncia é um serviço telefônico que oferece total anonimato para o delatante informar todos os tipos de violência e problemas de segurança pública ocorridos no Estado. A iniciativa, do Instituto São Paulo Contra a Violência, funciona 24 horas. Sua equipe recebe as queixas da população e as encaminha ao setor competente das polícias civil e militar.

Desde outubro de 2000, quando o serviço começou a funcionar, os reclamantes formalizaram mais de 550 mil denúncias no Estado de São Paulo, o que representou a solução de 27 mil casos.

Em 2006, a população do Estado de São Paulo discou 181 e fez 107.811 denúncias. Desse total, as principais atuações policiais resultaram em 5.225 prisões em flagrante, 5.012 instaurações de boletins de ocorrência, 1.558 de processos criminais, 3.965 apreensões de drogas ilegais, 3.268 bens apreendidos e recuperados, entre outros crimes.

De janeiro a abril deste ano, ocorreram 31.139 delações, entre elas 2.032 instaurações de boletins de ocorrência, 1.857 prisões em flagrante, 1.850 apreensão de drogas ilegais e 1.649 recuperação de bens.

“O Disque Denúncia é hoje um referencial para a polícia e sociedade de São Paulo. Conquistou a confiança da população e o respeito das instituições policiais. Sem dúvida, tem grande importância na investigação, esclarecimento e prisão de autores de crimes”, ressaltou o delegado Geral de Polícia Civil, Mário Jordão Toledo Leme, no depoimento em vídeo produzido para a ocasião.

No telão também foi exibida a declaração do comandante Geral da PM, coronel Roberto Antonio Diniz. Ele salientou o fato de que o Disque Denuncia ajuda a mapear o crime: através das informações que ele passa, os policiais conseguem identificar os crimes ocorridos continuadamente em determinada região, identificar e prender os criminosos, o que resulta na diminuição de incidência de delitos naquele local: “Pelos relatórios recebidos, conseguimos mapear a ocorrência dos crimes para melhorar o planejamento do policiamento”.

O presidente do Instituto São Paulo Contra a Violência, Eduardo Capobianco, disse que o Disque Denúncia é um exemplo de sucesso por atuar em parceria com instituições públicas, privadas e sociais:

“É um serviço que promove a colaboração entre a população e a polícia na luta contra o crime e a violência no Estado de São Paulo.

Ele frisou alguns objetivos do trabalho conjunto com as polícias: aumentar a eficiência da polícia, melhorar a investigação criminal, diminuir a impunidade e desencorajar a prática de crimes.

Para melhorar ainda mais o atendimento ao cidadão que delata crimes, em 2007, a instituição dá um salto de qualidade e amplia suas instalações: passa a ter 20 posições de atendimento (antes 13), aperfeiçoa seu sistema de informática e treina equipe de atendimento.

O secretário de Segurança Pública, Ronaldo Marzagão, afirmou que o prêmio, além de valorizar a polícia de São Paulo, também mostra uma realidade muito importante: o sucesso da parceria entre sociedade e Governo. “É evidente que a responsabilidade maior é do Estado, mas a sociedade pode ajudá-lo de muitas maneiras, e uma delas é o Disque Denúncia, que serve para análise de planejamento da secretaria, investigação, repressão, em especial, de tráfico de drogas”.

Viviane Gomes

Da Agência Imprensa Oficial

Leia também:

Policiais destacam colaboração da população na solução de crimes