Diretoria de Ensino de Miracatu cria campanha para conservar o patrimônio escolar

Meta é substituir os atos de vandalismo pela manutenção de todos os que interagem no ambiente escolar.

sex, 17/08/2007 - 12h42 | Do Portal do Governo

Acabar com a depredação dentro da escola e criar um ambiente de respeito. Este é o objetivo de um projeto desenvolvido pela Diretoria de Ensino de Miracatu, no Vale do Ribeira. A meta é substituir os atos de vandalismo pela manutenção participativa e consciente de todos os que interagem no ambiente escolar.

“A escola pode ser considerada uma extensão da nossa casa. Muitos de nós passamos um terço, ou mais, do dia dentro dela. E todos gostam de estar num ambiente devidamente limpo, esteticamente organizado, bonito e completo. Esses aspectos acabam por desencadear involuntariamente uma sensação de bem-estar, estimulando o gosto pelo pertencer ao grupo”, explicou o dirigente de ensino de Miracatu, Gabriel Marcos Spínula.

Como será

Após o lançamento da campanha em nível regional, a equipe da Diretoria de Ensino, incluindo os assistentes técnico-pedagógicos (ATPs) e supervisores, desenvolverá um trabalho de reflexão junto às comunidades escolares para pesquisar as causas das depredações do patrimônio escolar e quantificar os possíveis prejuízos.

Feito o levantamento, a equipe coordenada pela equipe gestora, deverá elaborar um plano de ação para a reduzir comportamentos destrutivos. A equipe da Diretoria de Ensino vai estimular ainda a divulgação dos resultados da campanha, promovendo a troca de experiências e a publicação dos trabalhos nos sites oficiais, além de acompanhar o desenvolvimento do processo e subsidiar as equipes escolares com informações e temas para reflexões.

“É importante dimensionar a depredação e elaborar uma planilha para o acompanhamento e a evolução do processo. Com isso, teremos como demonstrar a redução dos problemas após a implementação da campanha”, detalhou o dirigente.

O mês de agosto servirá para a divulgação da idéia. Em setembro começam os trabalhos da Oficina Pedagógica e da equipe de Supervisão. Já a apresentação dos resultados em nível regional deverá acontecer em novembro.

(M.S.)