Diretoria da Sabesp acompanha obras do Programa Onda Limpa, em Praia Grande

Parceria firmada com a Prefeitura do município beneficiará diretamente cerca de 800 mil pessoas, incluindo turistas

sáb, 26/10/2019 - 18h38 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Sabesp

Após cinco meses do lançamento das obras de ampliação do sistema de coleta e tratamento dos esgotos do município de Praia Grande, integrantes da diretoria da Sabesp realizaram uma visita à cidade e acompanharam de perto o andamento das atividades dos dois sistemas de disposição oceânica executados na região, dentro do Programa Onda Limpa.

Participaram da programação nesta terça-feira (22) os diretores de Sistemas Regionais, Ricardo Borsari, de Tecnologia, Empreendimentos e Meio Ambiente, Edison Airoldi, o superintendente de Gestão do Programa de Recuperação Ambiental, José Luiz Salvadori Lorenzi, e, respondendo pela Superintendência da Baixada Santista, Nicolas Alvarez Gonzalez, que se reuniram o prefeito do município, Alberto Mourão.

“Acompanhamos efetivamente o crescimento da cidade, assim como os investimentos da Sabesp. Até 2022, a cobertura das redes coletoras deve chegar a mais de 80% e até 2025, a mais de 95%. É um desenvolvimento responsável”, salienta Alberto Mourão.

A visita técnica contou com vistorias na EPC-2 Vila Tupi, Emissário Terrestre e na Estação Elevatória na orla da cidade. Os gestores seguiram para a Elevatória do Sistema EPC1- Canto Forte, Emissário Terrestre (em fase final).

“A renovação dos contratos de oito dos nove municípios da Baixada Santista possibilitou condições para fazer investimentos na região. São obras que permitem a continuidade do fluxo de turistas e oferecem situações adequadas de balneabilidade ao litoral”, afirma Ricardo Borsari.

Parceria

A melhora do meio ambiente também foi considerada por Edison Airoldi como um aspecto extremamente importante quando se considera o turismo um fator econômico essencial para Praia Grande e região. “É uma obra grandiosa e essa parceria com a municipalidade permitirá beneficiar moradores e turistas com esses investimentos do Onda Limpa, que somam mais de R$ 400 milhões”, diz.

“É um compromisso da Sabesp com a Prefeitura e tem sido uma parceria incrível. Graças a essa parceria, todo o volume dos efluentes dos canais de drenagem pluvial também é conectado pelo emissário e direcionado ao tratamento antes de ser levado a alto mar”, explica José Luiz Salvadori.

O empreendimento beneficiará diretamente os bairros Jd. Princesa, Boqueirão, Canto do Forte, Sítio do Campo e Tupi, o que representa aproximadamente 800 mil pessoas, incluindo turistas. Serão construídas duas estações de pré-condicionamento de esgoto, cerca de 7,2 km de emissários terrestres, com diâmetro 1.200 mm e prolongamento de 650 metros de cada emissário submarino.