Diretor fixo em escola garante melhor desempenho de aluno

A conclusão é a primeira de um trabalho que tem o objetivo de estudar a fundo os dados educacionais do Estado e oferecer base para a elaboração de pro

dom, 26/10/2008 - 17h28 | Do Portal do Governo

Levantamento realizado por um grupo de 12 especialistas em educação demonstrou que diretores fixos em escolas melhoram o desempenho dos alunos em São Paulo. A conclusão é a primeira de um trabalho que tem o objetivo de estudar a fundo os dados educacionais do Estado e oferecer base para a elaboração de programas na rede.

Chamada de Laboratório de Idéias, a equipe cruzou os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp) com questionários respondidos pelos profissionais. A partir daí apurou que nas instituições de ensino em que os diretores têm entre 5 e 10 anos de permanência (não necessariamente no cargo durante todo o período), os estudantes apresentam 0,09 ponto a mais nos resultados.

Quando a experiência é de 10 a 15 anos, o aumento na nota dos jovens é de 0,11 ponto. Entre 15 e 20, 0,25 ponto. Mais de 20 anos: 0,26 ponto. “Quanto maior o tempo de carreira do diretor naquela escola, maior é o Idesp. Conseguimos verificar que o diretor fixo faz diferença na aprendizagem dos alunos”, afirma Priscilla Albuquerque Tavares,  coordenadora do Laboratório de Idéias.Metodologia – Outros dados sobre a relação entre diretores e aprendizagem foram levantados. O fato de esse profissional ter freqüentado cursos de formação continuada aumenta o Idesp em cerca de 0,25 ponto, e de ele morar perto da escola, acresce em 0,12 ponto. Quanto à rotatividade, nas unidades em que houve troca no cargo nos últimos dois anos, o Idesp é menor em 0,03 ponto.

Também causa impacto negativo a prática de várias atividades por esses educadores: nas unidades em que o diretor tem mais de um emprego, o Idesp é menor em 0,21 ponto.

Foram utilizados os dados do Idesp de 2007 para a 4ª e 8ª séries do ensino fundamental e para a 3ª série do ensino médio, bem como os dados dos questionários respondidos pelos alunos, diretores e professores-coordenadores.

A metodologia aplicada, denominada Mínimos Quadrados Ordinários (MQO), consiste numa regressão multivariada, que procura explicar as diferenças da qualidade da escola a partir dos fatores intra e extra-escolares.

Da Secretaria da Educação

(M.G.)